Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Brafagri abre inscrições para alunos de Engenharia de Alimentos

Brafagri abre inscrições para alunos de Engenharia de Alimentos

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 09h47

Estão abertas inscrições para seleção de estudantes para o programa de internacionalização BRAFAGRI, dentro de projeto desenvolvido pela UFV/UFTM, tendo como parceiros franceses as instituições de ensino superior Ensaia-UL (Nancy) e Agrocampus Ouest (Rennes e Angers) .

Serão selecionados até quatro estudantes do curso de Engenharia de Alimentos. Para ser elegível, o candidato deverá atender a todos os critérios seguintes:

- estar regularmente matriculado em 2019/1 no curso de Engenharia de Alimentos da UFTM.

- os candidatos selecionados e indicados devem ter integralizado no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para seu curso, até a data de início da bolsa de estudos. O retorno ao Brasil deve ocorrer com pelo menos um semestre letivo de antecedência em relação ao prazo regulamentar de conclusão da graduação;

- apresentar coeficiente de rendimento até 2018/2 maior ou igual a 7,0.

- o candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exames realizados a partir do ano de 2009. Caso o candidato tenha realizado mais de um exame durante este período será considerado o de maior pontuação, segundo informação prestada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP;

- os candidatos selecionados devem comprovar nível mínimo de proficiência em língua francesa: B1 (definido pelo quadro europeu comum de referência para línguas) certificado por testes reconhecidos internacionalmente: Test de Connaissance du Français (obedecida validade estabelecida no documento de aprovação), DELF ou DALF.

- possuir plenas aptidões físicas e mentais para a realização de intercâmbio.

- estar de acordo com todos os termos e condições do presente edital, ao efetuar sua inscrição.

Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de março na Assessoria de Cooperação Internacional, na Rua Conde Prados, nº 191, bairro Abadia, Uberaba. A documentação a ser entregue no ato da inscrição é: formulário de inscrição preenchido (disponível na secretaria do curso de Engenharia de Alimentos), foto 3 x 4 recente, demonstrativo do resultado do ENEM, a ser impresso a partir do site do MEC, histórico escolar impresso, emitido pela instituição e comprovante de proficiência de Língua Francesa, em que conste tanto a nota numérica (em % ou 100 pontos) quanto o nível de proficiência CEFR.

Será nomeada uma banca para conduzir o processo seletivo, que ocorrerá em 2 etapas:

- análise de desempenho acadêmico: fase eliminatória e classificatória

- entrevista: fase eliminatória

A divulgação dos resultados da análise de desempenho acadêmico será no dia 26 de março. A entrevista será no dia 29 de março, em horário e local a serem definidos e divulgados. O resultado final será divulgado no dia 1º de abril. O intercâmbio terá início em setembro de 2019 e término em junho de 2020.

Os benefícios concedidos pela CAPES aos bolsistas podem sofrer acréscimos ou reduções. São eles:

- passagens aéreas de ida e volta, em classe econômica.

- auxílio-instalação, equivalente a 870,00 euros

- seguro-saúde, equivalente a 90,00 euros por mês

- bolsa mensal, no valor de 870,00 euros.

Acesse o edital nº 4 do Brafagri aqui: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/capes-brafagri

Foto: Divulgação/UFTM