Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento sobre autismo acontece dia 30 na UFTM
Extensão Universitária

Evento sobre autismo acontece dia 30 na UFTM

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 08h53

Pais de pessoas com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo, cuidadores, profissionais da saúde, profissionais da educação e acompanhantes terapêuticos podem participar do evento “Autismo: diagnóstico, avaliações e intervenções baseadas em evidências”, que será realizado no dia 30 de abril, a partir das 18 horas, no auditório Safira, no prédio da Reitoria da UFTM. O evento é uma realização do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da UFTM em parceria com a Acesse ABA (Grupo multiprofissional de intervenção em Autismo, Deficiência Intelectual e Atraso no Desenvolvimento a partir da Análise do Comportamento Aplicada de Uberaba) e ABPMC  Comunidade.

O evento abordará como a Análise do Comportamento, enquanto um campo de conhecimento cientificamente embasado, é capaz de produzir intervenções eficazes e práticas com comportamentos de pessoas com o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo.

Os objetivos desse evento abarcam difundir a Análise do Comportamento Aplicada entre a população direta e indiretamente relacionada à temática do Transtorno do Espectro do Autismo, destacar a importância da produção de conhecimentos cientificamente fundamentados, combatendo preconceitos e práticas inadequadas e ineficientes que ainda predominam no cenário do cuidado das pessoas com TEA, além de reunir pais, educadores, cuidadores e profissionais da saúde para que compartilhem as suas dificuldades no trato com as pessoas com o diagnóstico de TEA, buscando levantar referências técnicas para o manejo dos filhos ou alunos com autismo, especialmente em situações em que estes apresentem comportamentos disruptivos e agressivos.

Durante o evento, será divulgado o material “Ele é autista: como posso ajudar na intervenção? Um guia para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo”. Trata-se de uma cartilha para profissionais e pais com crianças sob intervenção analítico-comportamental ao autismo, de autoria de Marilu Borba e Romariz Barros, doutora em psicologia experimental, e tem como objetivo apresentar a Análise do Comportamento de forma acessível e didática. A cartilha é uma iniciativa da Comissão de Desenvolvimento Atípico da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina do Comportamento.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no local do evento, sendo condicionadas à lotação do auditório. Haverá emissão de certificado pelo Laboratório de Análise Experimental do Comportamento da UFTM.

“Estimamos que o evento consiga reunir pessoas engajadas em promover melhores condições de cuidado e inclusão social às pessoas com TEA, pois esse tem sido o compromisso desse evento junto a outros eventos que foram desenvolvidos nessa temática”,  concluiu o servidor Eduardo Sousa Gotti, do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento.

Acesse mais informações na página do evento nas redes sociais: https://www.facebook.com/events/285994652297305/

E no site do Laboratório de Análise Experimental do Comportamento: https://labpsiexuftm.wixsite.com/labpsiex/autismo-pratica-baseada-em-evidenci?fbclid=IwAR05dSWcO1mu2ACBXT4b0ZDL65vLimjp4EQIM6Nb8z9upMZCn-qcEkqh6tU