Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Mesa-redonda debate "Pedagogia da Violência contra a mulher"

Mesa-redonda debate "Pedagogia da Violência contra a mulher"

Publicado: Segunda, 22 de Abril de 2019, 15h42

"Pedagogia da Violência contra a mulher: questões psicopedagógicas, curriculares e de relações de trabalho" é o tema da mesa-redonda promovida pelo Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE da UFTM, na próxima quinta-feira, 25, às 19h no auditório Rubi, na Unidade Univerdecidade.

A proposta é discutir processos que se desenvolvem no interior das instituições escolares contribuindo para perpetuar e/ou naturalizar a reprodução da violência contra a mulher. "As análises se desenvolverão em diferentes dimensões: psicopedagógicas, curriculares e de relações de trabalho. As questões psicopedagógicas terão como fundamento a teoria histórico-cultural, discutindo os conceitos de humanização, consciência e  unidade imitação-criação. As questões curriculares analisarão expressões do currículo oculto, currículo formal e o papel das mulheres na gestão do ensino. As relações de trabalho discutirão, sobretudo, a precarização do trabalho docente e seus impactos entre as mulheres. Com as discussões desenvolvidas, espera-se contribuir com a formação permanente de professores de todos os níveis de ensino", detalham os organizadores do evento.

Participarão da mesa de debates Jacqueline Lima, Eliana Salge e Walêska Sousa, pedagogas e técnica em Assuntos Educacionais, integrantes do quadro administrativo da UFTM.

O evento, aberto e direcionado a estudantes de magistério técnico, estudantes de licenciatura e professores, terá certificação de duas horas. As inscrições podem ser feitas acessando https://www.sympla.com.br/icene-convida__508210.