Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe visita de representantes da Embaixada Americana no Brasil

UFTM recebe visita de representantes da Embaixada Americana no Brasil

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 09h22
Vice-cônsul americana no auditório Safira
Foto: Divulgação UFTM

A UFTM, representada pela Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), recebeu ontem a visita de representantes da Embaixada Americana no Brasil para falar sobre a emissão de visto de entrada para os Estados Unidos. Eles falaram para uma plateia de estudantes no auditório Safira sobre o processo de solicitar o visto para os EUA e o de conseguir o ingresso numa universidade americana para estudar mestrado, doutorado ou aprimorar o inglês.

Vice-cônsul Lauren Willy em visita à UFTM

Lauren Willy, vice-cônsul, disse que a região do Triângulo Mineiro é a segunda maior solicitante de vistos no estado. Essa procura grande e crescente estimulou a visita que também teve o objetivo de conhecer melhor as características desse público. “O governo dos Estados Unidos tem muito interesse em ter esse intercâmbio entre americanos e brasileiros porque quanto mais estudantes brasileiros estudam nos Estados Unidos, mais forte ficará a amizade entre nossos dois países, fortalecendo nosso relacionamento, portanto, queremos apoiar quem gostaria de estudar nos EUA e visitar nosso país.”

Os visitantes da embaixada destacaram o trabalho oficial das agências EducationUSA no Brasil que oferecem informação, orientação e acompanhamento para quem busca faculdades e universidades nos EUA. Mariana Amaro Sousa, conselheira do EducationUSA  do escritório em Uberaba, explicou o funcionamento da agência e como facilita o processo de pesquisa para o interessado em ingressar em uma das 4500 instituições de ensino superior nos cinquenta estados dos EUA. “O nosso trabalho é ver qual o melhor encaixe para esse aluno, melhor universidade para ele se inscrever, a instituição que pode dar algum recurso para ele estudar, dependendo do mérito que o aluno tiver. E por último fazemos a intermediação da solicitação de visto”.

Para Wendell Meira, coordenador da ACI/UFTM, a visita da vice-cônsul é de extrema importância para esclarecer questões relacionadas à obtenção de vistos e estreitar o relacionamento entre o consulado e a Universidade. “Em relação à visita da conselheira do EducationUSA acredito que nos auxiliará bastante na indicação de oportunidades de intercâmbio nos EUA e também na orientação e preparo dos nossos intercambistas já selecionados para programas de mobilidade”, concluiu Wendell.

Fotos: L.Adolfo/UFTM