Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Seminário debate Patrimônio Cultural e Ensino de História

Seminário debate Patrimônio Cultural e Ensino de História

Publicado: Segunda, 06 de Maio de 2019, 17h49

Com o objetivo de promover o diálogo sobre o patrimônio histórico e cultural da cidade de Uberaba e das relações que este possui com o ensino em geral e de história em particular; de aproximar o corpo universitário das manifestações culturais e patrimoniais da cidade, fomentando diálogos com os profissionais da Seção Municipal de Patrimônio e com representantes das tradições culturais inclusas na categoria de patrimônio imaterial da cidade, será realizado, na UFTM, o 1º Seminário de Patrimônio Cultural e Ensino de História.

Direcionado a alunos das licenciaturas, estudantes de outras áreas afins, professores, sendo aberto à comunidade em geral, o Simpósio acontece de 14 a 16 de maio, das 19h às 22h30, no Auditório Turmalina da UFTM, localizado no Centro de Pesquisa Aluizio Rosa Prata, na R. Vigário Carlos, 100, no Bairro Abadia.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas acessando o formulário on-line ou serem feitas, presencialmente, no dia da abertura do evento.

A programação prevê a realização de três mesas-redondas. No primeiro dia, “O que é patrimônio cultural?”, com a participação de Maria Aparecida Rodrigues Manzan e Camila Ferreira Guimarães; no dia 15,  “Educação Patrimonial e Ensino de História – Questões Correlatas”, com Gustavo Vaz Silva e Maycon Junio Gonçalves;  e, no encerramento, "O detentor cultural e as perspectivas sobre suas práticas -Yá Bia Ty Osumaré", com a presença de Luiz Marcelo Conceição, Eurípedes Miguel e um momento de fala com alguns dos membros que atuam em prol das manifestações culturais que fazem parte do acervo de Patrimônio Imaterial da cidade de Uberaba, informam os organizadores.

Segundo o professor Marcelo Silva, docente do Curso de Historia da UFTM, "a expectativa é de que consigamos promover debates e reflexões sobre a importância do patrimônio histórico e cultural para o ensino, especialmente de história, pois este conhecimento tem o potencial de despertar nos educandos a identificação e valorização de suas próprias raízes culturais, num processo que, em última instância, leva a um aprendizado mais significativo e à promoção da cidadania. Também queremos publicizar os resultados dos anos de parceria de entre o curso de História e a Seção Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural de Uberaba, a qual tem se mostrado bastante profícua, com ganhos para ambos e, o mais importante, para o município, cumprindo, dessa forma, a função social da universidade pública e de qualidade".

O Seminário é uma parceria entre o Curso de História UFTM e o Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba.