Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professor de universidade norte-americana ministra aula no PPGEF

Professor de universidade norte-americana ministra aula no PPGEF

Publicado: Quarta, 29 de Maio de 2019, 09h15

Professor Emerson Sebastião ministra disciplina no PPGEF
Professor Emerson Sebastião, da Universidade de Illinois, ministra disciplina no PPGEF

O professor Emerson Sebastião, da Northern Illinois University, nos Estados Unidos, visita o Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF/UFTM), de 20 a 31 de maio, para ministrar a disciplina Exercise in Neurodegenerative Disease, na linha de pesquisa em Epidemiologia da Atividade Física. A participação do  docente não se limita apenas à contribuição para a disciplina, mas também para aprimorar o processo de internacionalização do Programa. Além de discentes do PPGEF/UFTM, há alunos do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFTM/UFU cursando a disciplina.

Emerson é atualmente professor assistente no Departamento de Cinesiologia e Educação Física da Northern Illinois University. Ele é o diretor do Grupo de Pesquisa de Exercício e Saúde e seus interesses de pesquisa envolvem a relação entre atividade física, exercício, condicionamento físico e resultados de saúde em idosos e pessoas com esclerose múltipla.

O professor Emerson relata que durante a disciplina os alunos terão uma visão geral da esclerose múltipla no Brasil e no mundo, bem como, discutirão o papel do exercício físico e da atividade física na melhora e tratamento de sintomas comuns da doença e na qualidade de vida dessa população. “A questão da atividade física na esclerose múltipla é uma área de pesquisa bastante frutífera e desenvolver o interesse dos alunos é o primeiro passo para formar futuros profissionais e pesquisadores nessa área”, afirmou.

Sendo ministrada na língua inglesa, a disciplina tem como objetivo adicional desenvolver aspectos de comunicação importantes para os alunos, que cada vez mais têm trabalhos aceitos para apresentação em congressos internacionais. Durante a disciplina, o professor dá dicas para estudantes que pensam em realizar doutorado fora do país, um passo importante para auxiliar na internacionalização da pesquisa brasileira.

A professora Sheilla Tribess, coordenadora do PPGEF/UFTM, salienta que a vinda de pesquisadores de reconhecida competência, a exemplo da visita do professor Emerson, “favorece o intercâmbio de conhecimento, o fomento a novas discussões, de tal forma a contribuir com o desenvolvimento de pesquisas de impacto internacional. Cada vez mais, esperamos ter pesquisadores de outros países em nosso Programa”.

Fotos: Marco Clemente/UFTM