Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa do 15º Fórum Brafitec em Uberlândia

UFTM participa do 15º Fórum Brafitec em Uberlândia

Publicado: Segunda, 03 de Junho de 2019, 11h23

O Fórum Brafitec ocorre anualmente e alternadamente entre os países França e Brasil. A sua décima quinta edição acontece de 5 a 8 de junho com o tema “Engenheiro sem Fronteiras: Formação Humanística e Socialmente Referenciada”. As atividades transcorrem pela primeira vez em uma cidade que não está entre as capitais brasileiras, Uberlândia (MG). A responsabilidade da organização do evento está a cargo de três instituições: Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

As instituições participantes do Programa Brafitec se reúnem a fim de realizar balanço anual dos projetos e também promover novas parcerias. O Programa Brafitec contempla projetos de mobilidade internacional de estudantes de graduação das engenharias e professores pesquisadores, sendo financiado pela Capes, do lado brasileiro, e pelo Ministério da Europa e Relações Exteriores, MEAE (Embaixada da França no Brasil) e pelo Ministério de Educação Superior, Pesquisa e Inovação, MESRI (Delegação para Assuntos Europeus e Internacionais, DEIA), do lado francês.

Nesta edição, o tema abordado será a formação do engenheiro que, para além das competências técnicas, precisa oferecer respostas aos problemas sociais, ambientais e éticos.

Na UFTM

Amanhã, 4 de junho, alunos do curso de Engenharia Mecânica e demais interessados, podem participar de uma palestra que será ministrada no auditório Rubi, na Unidade III da UFTM, na Univerdecidade, a partir das 17 horas, com dois professores franceses Thibault Cassin e Christian Jochum, da Ensta – Bretagne, universidade francesa. Não há necessidade de se inscrever. A palestra será para orientar e informar alunos interessados em fazer esse intercâmbio com as universidades francesas.

No mesmo dia, representantes das universidades de Lyon, Lille e Marseille, na França, reunir-se-ão com a reitora, os coordenadores do Brafitec para o curso de Engenharia Elétrica e com o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM para conhecerem a Universidade e discutir os acordos internacionais vigentes e assinatura de novos acordos. Haverá apresentações no anfiteatro do Bloco C, na Unidade I da Univerdecidade, com presença da diretora do ICTE, professores do departamento de engenharia elétrica e alunos aprovados do programa Brafitec neste ano. O encontro ocorrerá a partir das 15 horas nesta terça. O acordo entre o departamento de Engenharia Elétrica da UFTM e a rede Polytech (www.polytech-reseau.org) engloba ainda as Polytechs de Paris-Sud, Orléans e Grenoble.

Na Ensta, os alunos têm a oportunidade de estudar por dois anos, pois a UFTM mantém um acordo de dupla diplomação com a instituição estrangeira. Atualmente, o curso de Engenharia Mecânica tem parceiros com universidades francesas que compõem a rede Polymeca (http://www.polymeca.org). Até o momento, três cursos de engenharias do ICTE possuem acordos de internacionalização, com bolsa para a França e com projetos com vigência para três anos: Engenharia Mecânica tem desde 2014, Engenharia Elétrica desde 2018 e Engenharia de Alimentos, a partir de 2019.

Mais informações sobre o Fórum: http://forumbrafitec2019.org