Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proteu abre inscrição para seleção de alunos

Proteu abre inscrição para seleção de alunos

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 16h57

Alunos de edições anteriores do Proteu

O Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price - CPPLIP/UFTM e a Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UFTM informam que estarão abertas as inscrições, das 9h do dia 12 até 19 de junho, para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários - Proteu 2019, no qual os participantes terão a oportunidade de participar de escavações e de diversas atividades em paleontologia desenvolvidas no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP.

Para o Proteu 2019,  a ser realizado de 8 a 12 de julho, foram disponibilizadas dez vagas, sendo cinco para alunos da UFTM e cinco para alunos de outras instituições. Podem candidatar às vagas, alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país. As inscrições devem ser registradas via formulário on-line.

Os candidatos devem escrever uma carta de intenções e enviar para o e-mail - O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. As cartas serão examinadas por dois avaliadores, que julgarão os seguintes critérios de argumentação (3,5 pontos), clareza (3,5 pontos) e objetividade (3 pontos). A nota final corresponderá à média das duas correções. O resultado será divulgado no dia 24 de junho.

Como se trata de um curso intensivo, ministrado das 8h às 17h em Peirópolis, totalizando 40h de atividades,  todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP,  devendo ingressar na manhã de segunda-feira, 8 de julho, e sair ao final da sexta-feira, dia 12. Os selecionados deverão levar trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar na cozinha do alojamento do CCCP.

O Programa, já na 18ª edição, atende a alunos de várias universidades do país, e tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto onde se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis. O Curso "compreende atividades como aulas teóricas acerca de conceitos gerais de geologia e paleontologia, geologia regional, além de um curso condensado sobre o Centro Price nas suas diversas ações ao longo destes 26 anos. Como prática, os alunos participam das etapas de escavação e preparação dos fósseis, domínio da técnica de “screen washing”, leitura e discussão de bibliografia especializada, confecção de réplicas, oficina de paleoarte e atendimento aos visitantes no Museu dos Dinossauros".

Segundo os responsáveis pelo curso, nos "últimos anos tem tido resultados surpreendentes, haja vista que diversos alunos de graduação que cursaram o Proteu hoje estão concluindo pós-graduação em paleontologia nos níveis de mestrado e doutorado, em renomadas universidades brasileiras".

Acesse a página do Programa