Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Parceria entre pesquisadores propõe novo esquema de sequenciamento de DNA para identificação de parasita
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Parceria entre pesquisadores propõe novo esquema de sequenciamento de DNA para identificação de parasita

Publicado: Quarta, 19 de Junho de 2019, 14h56

Um novo esquema diagnóstico para a identificação do parasita  Leishmania donovani, agente causador da  leishmaniose visceral, é o resultado de uma parceria entre pesquisadores do Brasil, Alemanha, Austrália e Bangladesh. O artigo, com os resultados da pesquisa, foi recentemente publicado na revista científica International Journal for Parasitology, que está entre as mais relevantes no mundo na área de parasitologia. O trabalho que contou com a participação do professor da UFTM, Kennio Ferreira Paim, é uma importante contribuição para o diagnóstico das chamadas doenças negligenciadas como doenças virais, parasitárias e bacterianas que afetam principalmente as pessoas mais pobres do mundo.

De acordo com o professor da UFTM, Kennio Ferreira Paim, a pesquisa foi uma parceria entre pesquisadores das Universidades de Sydney na Austrália; Universidade Técnica e de Ciências Aplicadas de Wildau, Universidade Charité de Berlim na Alemanha; Ministério da Saúde de Dhaka em Bangladesh; e Fundação Oswaldo Cruz e Universidade Federal do Triângulo Mineiro no Brasil. O trabalho demonstra o sucesso da parceria entre as diferentes instituições o qual pode ser evidenciado no desenho da pesquisa uma vez que as amostras de Leishmania donovani foram obtidas de pacientes com leishmaniose visceral em vários municípios de Bangladesh e posteriormente encaminhados à Universidade de Sydney onde a parte experimental foi realizada. Os dados gerados foram enviados para a UFTM e aqui analisados. Após essa fase, todos os demais participantes trabalharam na construção do texto submetido à revista e recentemente publicado.

O trabalho propõe o sequenciamento de uma nova combinação de sete genes presentes no genoma do parasito e que possuem a capacidade de separar isolados provenientes de uma mesma região geográfica ou mesmo provenientes de um único paciente. Este fato é importante pois é sabido que diferentes linhagens do parasito pode estar associado a condições clínicas distintas. Este novo esquema foi validado e obteve sucesso na identificação dos isolados de Leishmania provenientes de Bangladesh e já está disponível para ser utilizado em qualquer parte do mundo onde o sequenciamento de DNA está disponível.

Mais informações:  https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0020751919301262


Figura:
Formas amastigotas de Leishmania donovani infectando macrófago na medula óssea de um dos pacientes do estudo.

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página