Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professores da UFTM participam do 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências
Início do conteúdo da página

Professores da UFTM participam do 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências

Publicado: Terça, 25 de Junho de 2019, 15h43

Com temas voltados para debater alternativas ao financiamento público para a ciência e a comunicação científica para a sociedade, a Academia Brasileira de Ciências- ABC realiza até o dia 26, em Fortaleza, o 4º Encontro Nacional de Membros Afiliados da ABC. A UFTM conta com os professores Siomar de Castro Soares e Carlo José Freire Oliveira como membros da Academia e representantes no evento.


Carlo José Freire Oliveira, Luiz Davidovich - presidente da ABC e professor Siomar de Castro Soares. (Foto: Divulgação)

O evento tem como objetivo discutir procedimentos diferenciados para obter recursos para pesquisa e levantamento de outras fontes de financiamento, diante da situação política e econômica atual. “O encontro tem ressaltado a importância da busca por alternativas de financiamentos para a pesquisa, via aproximação com empresas, filantropia e colaborações no Brasil e no exterior e a divulgação científica de resultados científicos para a população, visando à popularização de ciência e tecnologia”, destacou o professor Siomar.

A popularização da ciência e a divulgação científica também foram destacadas no evento. As propostas debatidas no evento buscam discutir meios de ampliar o repertório dos jovens professores, estimulando sua criatividade e capacidade de comunicação na abordagem dos conteúdos científicos. A ideia é levar a ciência para a sociedade de forma clara e compreensível, de modo a facilitar sua identificação e, assim, a valorização da ciência como ferramenta de mudança para a qualidade de vida e o reconhecimento de sua importância enquanto política de Estado. “Um ponto muito importante que foi discutido é a necessidade de mostrar a população que a ciência, a inovação e a pesquisa de qualidade feita nas universidades e outras instituições brasileiras são imprescindíveis para a recuperação do país. Ou seja, é preciso incrementar a divulgação científica e reforçar o papel da pesquisa e do professor e pesquisador junto à população”, finalizou Carlo.

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página