Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > ACI divulga edital de bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação

ACI divulga edital de bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação

Publicado: Quinta, 11 de Julho de 2019, 18h08

A Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM divulga a abertura de seleção para o Programa “Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação” - Santander Universidades – Edição 2019, de acordo com o Convênio celebrado entre a Universidade e o Banco Santander.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos da UFTM a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior com as quais a Universidade mantém acordos de cooperação e que participam do Programa. A Universidade tem acordo bilateral com 16 universidades Ibero-americanas em cinco países: Chile, Colômbia, Uruguai, Espanha e Portugal.

Para candidatar, o aluno de graduação deverá, obrigatoriamente, possuir nacionalidade brasileira e ser maior de 18 anos; estar regularmente matriculado e com frequência regular em um dos cursos de graduação da UFTM durante todo o processo de seleção e durante todo o período de realização do programa; possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 8,0; ter integralizado, no momento da inscrição, no mínimo 40% e no máximo 80% da carga horária total do curso; não ter sido bolsista de qualquer programa de mobilidade internacional.

São oferecidas duas bolsas-auxílio para o intercâmbio que terá duração de um semestre. A bolsa deverá ser utilizada até o final da vigência do convênio de viabilização do Programa, ou seja, até 31 de dezembro de 2020. Para cada bolsa é destinada a quantia de R$ 12.630,90, correspondente a três mil euros.

De 24 de julho a 7 de agosto, os interessados deverão se inscrever na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM e no sítio eletrônico do Santander. Os candidatos que se inscreverem em um só local terão suas candidaturas canceladas. Para alunos do Campus de Uberaba, a inscrição é na ACI, situada na Avenida Getúlio Guaritá, 159, Bairro Abadia; e para alunos do Campus de Iturama, é na Secretaria Acadêmica, situada na Av. Rio Paranaíba, 1.295.

A seleção dos candidatos será feita por meio de comissão designada pela ACI, constituída de representantes da Assessoria de Cooperação Internacional e Pró-Reitoria de Ensino, e constará de três etapas: análise da documentação apresentada pelo candidato quanto ao cumprimento dos requisitos estabelecidos no item 3 do Edital; nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico e análise do Currículo Lattes. Os candidatos classificados entre os dez primeiros para as universidades da América Latina e Espanha deverão fazer prova de conhecimentos de Língua Espanhola, no dia 24 de agosto, em Uberaba - MG.

No dia 16 de agosto, o resultado será divulgado na secretaria do campus de Iturama, na secretaria e na página da ACI no Portal da UFTM. Conforme prevê o edital, "os recursos para impugnação dos resultados deverão ser apresentados até as 19h do dia 19 de agosto".

Mais informações na íntegra do Edital nº2

Acesse o Portal do Santander