Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM concede título de Professor Emérito a Hamid Cecin
Título Honorífico

UFTM concede título de Professor Emérito a Hamid Cecin

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2016, 21h58

Professor Titular Sênior, Hamid Cecin, recebe título de emérito

Consu realizou sessão pública solene para outorga do título

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou nesta sexta-feira, 18, às 20h, no Auditório Esmeralda, a sessão pública solene do Conselho Universitário para outorga do título de professor emérito a Hamid Alexandre Cecin. A solenidade contou com a presença de membros do Consu, autoridades civis, amigos e familiares do homenageado.

A atribuição da honraria “Título de Professor Emérito da UFTM” é da competência do conselho universitário, conforme consta no Regimento Geral da Instituição, sendo concedido aos seus professores ou pesquisadores aposentados, que tenham se distinguido no ensino, na pesquisa ou na extensão universitária. A outorga do título ao professor foi deliberada em reunião do Conselho Universitário, de 3 de outubro deste ano, e oficializada por meio de resolução nº1 do Consu, na mesma data.

Solenidade do Consu

Reitora Ana Lúcia outorga o Título de Professor Emérito a Hamid Cecin

Em homenagem ao professor Hamid discursou um dos seus ex-alunos, Guilherme Rocha Pardi, membro do Consu, que destacou o vasto currículo do mestre, falou sobre os anos de docência e da convivência do professor com seus alunos, da dedicação à pesquisa, das principais descoberta, como o Sinal Cecin, e das publicações científicas.

Em seu pronunciamento, o professor Hamid Cecin emocionado agradeceu à UFTM. "Não é preciso dizer o quanto me sensibiliza e enobrece o título de Professor Emérito da UFTM, outorgado pelo egrégio Conselho Universitário, e que hoje recebo da mãos da magnífica reitora, professora Ana Lúcia de Assis Simões. Recebo esta distinção 55 anos depois de ter iniciado o curso de Medicina e 49 anos depois de professor na antiga Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, hoje UFTM". Também fez memória aos seus professores e mestres desde o tempo de colégio, graduação e internato, e ao Departamento de Clínica Médica da Instituição, "meu lar há várias décadas", ressaltando sua gratidão.

O homenageado em suas palavras destacou o ser professor e o ser médico. "Caso postos de parte os descontos humanos, houvessem de condensar numa síntese o meu curriculum vitae  e do meu naufrágio salvassem alguns restos, tudo se teria talvez resumido com o dizer "estremeceu a pátria, viveu no trabalho, levando para além fronteiras o nome de nossa Universidade, e ainda não perdeu o ideal" de ser médico e professor. E referindo-se ao título continuou, "este minuto de felicidade vale para mais de mil anos de glória. Neste momento não há cruz mais pesada para este coração agradecido que a de ver o que pouco posso, quando muito mais podia fazer."

A reitora Ana Lúcia, em sua saudação, lembrou a grande responsabilidade que é a indicação e escolha de um docente para ser agraciado com a honraria do título de Professor Emérito, "contudo, a vida magistral do professor Hamid, sua dedicação e compromisso com uma formação científica, técnica, ética e humana, justificam a concessão desta honraria e revelam o reconhecimento deste Conselho Universitário a um profissional que contribuiu com várias gerações de estudantes desta Instituição de ensino".

Histórico – Professor Hamid Alexandre Cecin

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro no ano de 1966. Desde 1977, integra o quadro docente da Instituição. Já atuou como consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e tem registrado no seu currículo a participação como conferencista em diversos eventos científicos, três livros publicados, 27 artigos completos publicados, 37 capítulos de livros.

Membro Titular Emérito da Academia Brasileira de Reumatologia, Hamid tem vasta experiência na área médica, com ênfase na prática e no ensino da Reumatologia.  Desde de 1993, é Supervisor de Reumatologia no Programa de Residência Médica da UFTM e atualmente atua como Professor Titular Sênior e é Coordenador do Serviço de Reumatologia do Hospital de Clínicas da UFTM.

Hamid presidiu durante muitos anos as Comissões de Ensino e de Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Foi também, durante vários anos, membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Reumatologia.

Durante sua carreira recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Torres Homem, da Sociedade Brasileira de Reumatologia, o prêmio Du Pont de Saúde Ocupacional, e o prêmio Professor Pedreira de Freitas pela sua contribuição para a descoberta da imunidade naturalmente adquirida contra o tétano.

Em 2010, publicou na Revista Brasileira de Reumatologia a descoberta de uma nova manobra semiótica denominada “Sinal de Cecin” reconhecida e citada internacionalmente entre as melhores publicações do segmento.

Em 2015, Hamid foi editor junto com o professor Antonio Carlos Ximenes do livro “Tratado Reumatologia Brasileira”, publicado pela Editora Atheneu. A obra foi uma das finalistas da 58ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria Ciências da Saúde.

Fotos: Marco Clemente/UFTM

Assunto(s): Professor Emérito