Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projetos de Iniciação Científica da UFTM são apresentados na 71ª Reunião Anual da SBPC
Iniciação Científica

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2019, 10h00

Sete dias de evento, conferências, mesas-redondas, encontros e palestras, 600 pôsteres e um público de cerca de 30 mil pessoas. Estes são os números da 71ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência –SBPC, realizada de 21 a 27 de julho na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS em Campo Grande que contou com a apresentação de trabalhos de Iniciação Científica da UFTM.

Realizado anualmente desde 1948, o evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes, além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. É um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A reunião conta em sua programação com a Jornada Nacional de Iniciação Científica – JNIC. Nela foram apresentados dois projetos de Iniciação Científica da UFTM que foram desenvolvidos por estudantes durante a graduação, são eles:

• Níldila Villa Casemiro

• Indicadores de saúde mental em idosos frequentadores de grupos de convivência - desenvolvido pela graduada em Psicologia pela UFTM, Níldila Villa Casemiro, e pela professora do Departamento de Psicologia - IELACHS, Heloísa Gonçalves Ferreira;

Ana Carolina de Morais Oliveira e Renata de Souza Resende

• Avaliação sorológica para toxoplasmose em pacientes com doenças autoimunes sem uso de imunobiológicos – desenvolvido pela graduada em Biomedicina pela UFTM, Renata de Souza Resende, e pela biomédica do Departamento do Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Ana Carolina de Morais Oliveira; *desenvolvido com Bolsa da Fapemig

Para a Níldila a Iniciação Científica proporcionou novas oportunidades. A pesquisadora acredita que o evento além de evidenciar a importância da pesquisa contribuiu para o incentivo desta. Para ela participar da Jornada Nacional de Iniciação Científica foi um momento especial, onde teve a oportunidade de conhecer diversas linhas de pesquisa, além de discutir os resultados do trabalho desenvolvido. "A iniciação científica foi de grande relevância para a minha formação acadêmica, construção curricular e desenvolvimento pessoal. Em parceria com a minha orientadora, meu trabalho foi apresentado em diversos eventos, dentre os quais recebi premiações, evidenciando a importância do mesmo, socialmente e cientificamente”, finalizou.