Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM, IFTM e Uniube realizam 10º Encontro de Pesquisa em Educação
Extensão Universitária

UFTM, IFTM e Uniube realizam 10º Encontro de Pesquisa em Educação

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 09h21

O 10º Encontro de Pesquisa em Educação, o 5º Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educacionais, o 7º Seminário de Formação de Professores e 4ª Conferência Internacional de Formação de Professores, o 1º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica e a 5ª Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Educação (REED), congregam pesquisadores de programas de pós-graduação em educação, pesquisadores de redes acadêmicas nacionais e internacionais, estudantes de mestrado, doutorado e licenciatura, assim como professores da educação básica em um espaço de discussão e de socialização de conhecimentos produzidos nas pesquisas em educação. Organizados pela UFTM, IFTM e Uniube, o pré-evento será realizado nos dias 9 e 10 de setembro e o Encontro será do dia 11 a 13 de setembro, ambos na Uniube. A abertura oficial será no dia 11, às 19 horas, no auditório Esmeralda, no prédio da reitoria da UFTM, com entrada gratuita aos interessados. O tema da palestra será “Desarollo Profesional Docente en La Contemporaneidad: procesos educativos y liderazgo”, ministrada pelo professor Juan José Mena, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

Voltado à formação de massa crítica e espírito científico, pesquisadores integram-se em uma relação interinstitucional em apresentações de trabalhos, mesas-redondas, conversas com os mestres em sessões especiais, minicursos, conferências e atividades culturais, discutindo resultados e sedimentando a produção de pesquisa na área de Educação. As atividades acontecem nas três instituições organizadoras.

Tem como tema “Internacionalização, Processos Educativos e Desenvolvimento Profissional Docente na Contemporaneidade”, visando a integração e internacionalização dos programas de pós-graduação em Educação, e das universidades de modo geral. Além disso, expressa a vontade de integração de redes acadêmicas e programas de pós-graduação na procura do aprimoramento da qualidade da aprendizagem, da formação dos professores e de resultados mais robustos no campo educacional, especialmente no Triângulo Mineiro e no Brasil.

A programação conta com a participação de representantes de redes e associações de pesquisa em Educação de vários países: Espanha, Portugal, Estados Unidos, Cuba, Equador e Brasil.

Pesquisadores, professores, discentes que atuam na área da Educação e afins podem realizar a inscrição acessando o site do evento. A programação completa e outras informações sobre os eventos associados estão disponíveis no site: https://www.uniube.br/eventos/epeduc/2019/#home