Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de seleção de aluno para programa de intercâmbio nos EUA
Início do conteúdo da página
Internacionalização

UFTM participa de seleção de aluno para programa de intercâmbio nos EUA

Publicado: Quinta, 12 de Setembro de 2019, 11h24

A UFTM participa de processo seletivo para o programa de intercâmbio norte-americano Winter 2020 Study of the U.S.Institute for Student Leaders on Social Entrepreneurship.

O Programa tem por objetivo oferecer a grupos de líderes estudantis de graduação a oportunidade de conhecer melhor os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, desenvolver suas habilidades de liderança. A temática será o Empreendedorismo Social. Serão cobertos todos os custos do participante inclusive os gastos com o Programa.

Serão trabalhados tópicos ligados ao desenvolvimento e administração de organizações, ética nos negócios, negociações, mercados emergentes e análise de riscos, microfinanças, responsabilidade social empresarial, planejamento e inovação estratégica para negócios; mulheres e minorias no empreendedorismo. As atividades acontecerão no período de 11 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020 e serão todas realizadas em inglês.

O público-alvo preferencial do programa são candidatos de comunidades carentes, rurais e urbanas, sem experiência no exterior, membros de grupos historicamente desfavorecidos como povos indígenas, negros, indivíduos com deficiências, minorias étnicas e grupos desprivilegiados.

Inscrições e requisitos

A UFTM inscreverá um único candidato, conforme solicitado pela Embaixada dos Estados Unidos, para representar a Instituição na seleção estadual, a qual contará com um candidato indicado por cada universidade federal do estado de Minas Gerais. Entre os alunos indicados pelas instituições de ensino, a Embaixada selecionará dois candidatos para participar da seletiva nacional.

O candidato deverá, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:

- ter proficiência em língua inglesa nível B1;

- ter entre 18 e 25 anos de idade;

- estar cursando entre o 2º e 6º semestre de graduação;

- possuir Coeficiente de Rendimento igual ou superior a 8,0;

- ter integralizado, no momento da inscrição, no máximo 80% da carga horária total do curso;

- ter participado de atividades extracurriculares na UFTM e/ou envolvimento comunitário;

- não ter experiência de viagem ou estudo nos Estados Unidos ou em quaisquer outros países que não o seu país de origem.

As inscrições serão realizadas nos dias 17 e 18 de setembro de 2019, das 9h às 12h e das 14h às 19h, nos seguintes locais:

- para alunos do Campus de Uberaba - na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM situada na Av. Getúlio Guaritá, 159, Bairro Abadia.

- para alunos do Campus de Iturama – na Secretaria Acadêmica situada na Av. Rio Paranaíba, 1295, Campus Universitário de Iturama.

Seleção e resultado

A seleção dos candidatos será realizada em três etapas: análise da documentação apresentada pelo candidato quanto ao cumprimento dos requisitos, nota do Coeficiente de Rendimento e análise do Currículo Lattes.

Caso o candidato se enquadre em um ou mais grupos citados abaixo, a sua nota será acrescida de pontuação:

- Mulheres

- Indivíduos com Deficiência

- Pretos, Pardos e Indígenas

- Egressos de Escolas Públicas

- Receptores de auxílios por sua condição socioeconômica

O resultado será divulgado no sítio eletrônico da ACI, na Assessoria de Cooperação Internacional e na Secretaria Acadêmica do Campus de Iturama, no dia 24 de setembro de 2019.

 

Acesse o edital:  http://www.uftm.edu.br/editais-institucionais/assessoria-de-cooperacao-internacional/editais-em-andamento

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página