Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aplicativo desenvolvido na UFTM para auxiliar no diagnóstico e manejo das leishmanioses é disponibilizado gratuitamente
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Aplicativo desenvolvido na UFTM para auxiliar no diagnóstico e manejo das leishmanioses é disponibilizado gratuitamente

Publicado: Sexta, 11 de Outubro de 2019, 18h02

Um aplicativo desenvolvido em uma parceria entre os programas de pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia e o Mestrado de Inovação Tecnológica promete otimizar o diagnóstico precoce e manejo de indivíduos com leishmaniose visceral e tegumentar em áreas endêmicas. O trabalho foi realizado pelos professores e pesquisadores da UFTM, Luciana de Almeida Silva Teixeira e David Calhau Jorge.

O aplicativo LeishCare foi disponibilizado gratuitamente pela UFTM no Google Play para o sistema operacional Android e foi amplamente divulgado na página da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical – SBMT.

O LeishCare é um aplicativo voltado para profissionais de saúde que atendem casos de leishmanioses visceral e tegumentar. Seu nome foi pensado para facilitar o entendimento das funcionalidades do aplicativo.

De acordo com os pesquisadores, o aplicativo é capaz de catalogar sinais observados em pacientes com leishmaniose, além de registrar, utilizando fotografias, a evolução das lesões. Além disso, o LeishCare possibilita compartilhar esses registros com outros profissionais para auxiliar no diagnóstico e tratamento, calcular o escore de gravidade, ou seja, auxiliar na identificação dos pacientes com leishmaniose visceral com maior chance de óbito e ainda disponibilizar textos com informações sobre as áreas endêmicas envolvidas no estudo e manuais de referência.


Parte da equipe responsável pelo desenvolvimento do aplicativo - professora Luciana de Almeida Silva Teixeira, professor David Calhau Jorge e discente do programa de pós-graduação Priscilla Elias Ferreira da Silva (Fotos: Elioenai Amuy/UFTM)

O desenvolvimento do aplicativo contou com a colaboração dos discentes dos programas de pós-graduação Priscilla Elias Ferreira da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Infectologia e Gerson dos Santos Fonseca Junior, do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica. O projeto contou com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig. 

 

Mais informações:

Baixe o aplicativo

Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página