Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe Certificado de Qualidade em Biossegurança do MCTIC
Início do conteúdo da página
Ciência

UFTM recebe Certificado de Qualidade em Biossegurança do MCTIC

Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 09h40

A UFTM recebeu pela primeira vez o Certificado de Qualidade em Biossegurança (CQB) concedido por meio de Parecer Técnico da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, publicado no Diário Oficial da União. A certificação é para realização de projetos com Organismos Geneticamente Modificados – OGM, de classe de risco I.

A Comissão Interna de Biossegurança - CIBio/UFTM é responsável por encaminhar à CTNBio todos os pleitos e documentos envolvendo projetos e atividades com OGM e seus derivados. De acordo com a professora do ICBN, Angelica de Oliveira Gomes, também presidente da CIBio, a certificação significa que a UFTM recebeu a autorização para realizar projetos com organismos geneticamente modificados em regime de contenção. “Esta autorização foi um avanço importante para implementação de projetos de pesquisa na Universidade envolvendo OGM”.

A CIBio é uma comissão da UFTM que tem como finalidade realizar o monitoramento e a vigilância das atividades com organismos geneticamente modificados na Instituição. A CTNBio confere os certificados à medida que surge a demanda, no caso, da CIBio. Para concessão do certificado, a CTNBio considera a competência e adequação do quadro funcional e a infraestrutura disponível para os trabalhos com OGM e seus derivados.

 Confira a publicação do Parecer Técnico no DOU: http://www.in.gov.br/web/dou/-/extrato-de-parecer-tecnico-n-6.593/2019-217773331

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página