Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Representantes da UFTM e IFTM tratam do Programa Ciência na Escola em Montes Claros
Ciência

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 08h48

Representantes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) estiveram no dia 1º de novembro de 2019 no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no campus de Montes Claros-MG, para as discussões iniciais da Implantação do Programa Ciência na Escola.

Estiveram presentes o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, o pró-reitor de Ensino, professor Wagner Roberto Batista, o coordenador geral do Programa Ciência da Escola na UFTM, professor Renato Fundão Vieira, a diretora de Gestão de Ensino, professora Fabiana Caetano Martins Silva e Dutra, além de integrantes da pró-reitoria de Ensino ligados à elaboração e execução da proposta.

Em outubro, a proposta submetida pela UFTM, em parceria com o IFNMG e IFTM, foi contemplada com valor recomendado de 3 milhões de reais para implementação do Programa nas regiões do Norte de Minas, Jequitinhonha, Vale do Mucuri, Noroeste de Minas, Pontal, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que juntas abarcam cerca de 60% do território e somam mais de 27% da população do estado de Minas Gerais.

Por meio da participação neste programa de excelência, a UFTM e as instituições parceiras pretendem aprimorar o ensino de ciências nas escolas de Educação Básica. Neste cenário, além do compromisso com a tríade ensino, pesquisa e extensão, a parceira tem o objetivo de promover a integração das instituições de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico com a Educação Básica, favorecendo o compartilhamento de saberes.

O programa será desenvolvido em cinco eixos: água, energia, robótica, formação pedagógica e multidisciplinar.

No eixo Água, além de oficinas, serão realizados o mapeamento de pontos de coleta das amostras nas escolas e o monitoramento quantitativo e qualitativo da qualidade da água.

O eixo Energia possibilitará análises dos componentes de um sistema fotovoltaico, testes de desempenho do painel solar e montagem completa de um sistema fotovoltaico.

No eixo Robótica, haverá cursos de programação e robótica e produção de artefatos, culminando em um torneio entre equipes.

O eixo Formação Pedagógica apresentará como produto a elaboração de metodologia para o ensino de Ciências da Natureza.

O eixo Atividades Multidisciplinares abordará temas diversos relacionando a Ciência às práticas pedagógicas e vivências escolares.

O próximo encontro de organização e planejamento das atividades do Programa Ciência na Escola ocorrerá na UFTM, no dia 29 de novembro, quando o Programa será apresentado à comunidade acadêmica.

Saiba mais sobre o Programa Ciência na Escola: