Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto da UFTM sobre Escoliose Idiopátca do Adolescente é aprovado pelo CNPq

Projeto da UFTM sobre Escoliose Idiopátca do Adolescente é aprovado pelo CNPq

Publicado: Sábado, 07 de Dezembro de 2019, 14h39

A pesquisa na UFTM acaba de ter mais uma conquista, um projeto desenvolvido por professores da instituição foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq em um de seus editais voltados para o fomento de pesquisas. O projeto aprovado abordará o perfil de atendimento de escoliose idiopática do adolescente e irá propor novo fluxo de intervenção para casos atendidos pelo Sistema Único de Saúde – SUS. A pesquisa será desenvolvida a partir de fevereiro de 2020 em uma parceria entre instituições e será realizada no HC-UFTM, em Uberaba, no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte e Hospital Martagão Gesteira, em Salvador.

A Escoliose Idiopática do Adolescente – EIA é uma alteração postural que pode ser associada à rotação da coluna vertebral. Especialmente para a vida adulta, a escoliose gera situações que dificultam ao indivíduo a plena atividade diária, seja para ações pessoais como para laborais. De acordo com os pesquisadores, em geral, essas alterações desenvolvem-se na infância e adolescência e são decorrentes de causas multifatoriais como fatores nutricionais, genéticos, posturais e hormonais. A escoliose traz limitações físicas para o indivíduo adulto, bem como problemas estéticos e orgânicos decorrente da compressão de outras estruturas. O grande problema que cerceia a escoliose é o difícil diagnóstico precoce na população, uma vez que os indivíduos somente procuram orientação profissional quando a deformidade se torna evidente.

Ainda, de acordo com o grupo de pesquisadores, a pesquisa terá a duração de três anos e receberá aproximadamente R$ 100 mil em recursos do CNPq. O projeto envolve médicos ortopedistas e fisioterapeutas, o trabalho será desenvolvido com profissionais que atendem adolescentes com escoliose idiopática e também com os próprios adolescentes atendidos nos hospitais referidos e seus setores anexos. O trabalho envolverá tanto a intervenção com esses adolescentes quanto capacitação dos profissionais que trabalham nos setores de atendimento a eles.

A seleção dos pacientes para participação na pesquisa será realizada pelo próprio serviço de triagem dos hospitais, pela demanda normal de atendimentos e também nas escolas municipais das cidades participantes.

O projeto aprovado pelo CNPq é coordenado pelo professor do Departamento de Fisioterapia da UFTM, Dernival Bertoncello (idealizador do projeto, juntamente com o ortopedista Anderson), e conta em sua equipe com a professora Andréa Licre Pessina Gasparini (Departamento de Fisioterapia Aplicada); professora Isabel Aparecida Porcatti de Walsh (Departamento de Fisioterapia Aplicada); médico ortopedista da UFTM, Leonardo Franco Pinheiro Gaia; médico ortopedista da UFTM, Jorge Mauad Filho; médico ortopedista do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor da UFTM, Anderson Dias Alves; e o médico residente da UFTM Marcos Vinicius Lazarini da Cunha. A equipe conta, também, com médicos ortopedistas de Belo Horizonte e de Salvador.

Mais informações:

Chamada CNPq/MS/SCTIE/Decit Nº 27/2019 - Pesquisas para fortalecimento dos objetivos e diretrizes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)

Assunto(s): CNPq , UFTM , Escoliose , HC-UFTM , fisioterapia , ortopedia ,