Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Recém-graduado da UFTM ganha bolsa para Mestrado na França
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Recém-graduado da UFTM ganha bolsa para Mestrado na França

Publicado: Quinta, 08 de Dezembro de 2016, 11h52

Engenheiro formado pela Universidade é o primeiro selecionado por programa de Fundação internacional

Diego Martos Tavares, formado no curso de Engenharia Elétrica da UFTM
Diego Martos Tavares, formado no curso de Engenharia Elétrica da UFTM

 

Diego Martos Tavares, recém-formado no curso de Engenharia Elétrica da UFTM, é um dos três brasileiros selecionados pela Fundação Renault em 2016 para receber bolsa de estudos de mestrado na França. O programa é uma parceria entre a Fundação e a Universidade ParisTech, um conjunto de escolas de engenheiros de Paris. 

A Fundação abre processo seletivo uma vez por ano e escolhe treze profissionais em países emergentes onde atua, como China, Rússia, México, na África do Norte, Europa e na América Latina. “A Renault queria desenvolver o carro elétrico, para tanto, entrou em contato com as principais universidades da França e propôs a criação de um mestrado para desenvolver o veículo. A universidade topou e a Fundação paga os alunos para se manterem na França. A universidade oferece o curso”, relatou Diego.

O programa tem previsão de duração até dezembro de 2017. “Eu ficarei até abril em Paris, depois eu mudarei para o norte da França onde farei pesquisa em laboratório por três meses. Após, implementarei toda a minha pesquisa na indústria por meio de um estágio. O que virá a seguir, depende de outras variáveis, como o tema da pesquisa para decidir e a indústria que seremos mandados”, explicou o engenheiro. Ao final do programa, a Fundação tem a opção de contratar o profissional bolsista ou apoiá-lo para fazer doutorado. 

A experiência internacional não é novidade para Diego. De março de 2014 a julho de 2015, ele fez um intercâmbio pelo programa Ciência sem Fronteiras, em que ficou no norte da França, numa graduação sanduíche. “Eu aproveitei uma oportunidade muito boa, passei em todas as disciplinas, aprendi a língua, fiz contatos, tudo isso tornou possível eu retornar de cabeça erguida.”A expectativa do ex-aluno com o mestrado é aprender ainda mais. “Sou um grande fã do aprendizado, nunca me canso de aprender. A gente não vê carro elétrico nas ruas do país, mas eles estão nas ruas da Europa, na China, nos Estados Unidos, lá está se tornando cada vez mais comum. Eu pretendo voltar um dia para o Brasil para ajudar a desenvolver o veículo elétrico. Não só o carro, mas ônibus também, um transporte não poluente. Então eu espero que seja uma grande época de aprendizado, de nova tecnologia, para que algum dia eu possa voltar ao meu país e ajudar algo crescer aqui”.

Diego acredita que é uma conquista pessoal, mas também para a UFTM. “É a primeira vez que um aluno da engenharia, curso que fará sete anos agora, começa a ter esse ganho com os alunos. Para mim, é muito importante e para a Universidade. Eu quero que a Instituição cresça ainda mais, levando sempre novos alunos para intercâmbio. E que essa experiência internacional dê mais visibilidade para a Universidade.”

Embaixador Universitário da França: acesso à Internacionalização

No caminho de sucesso de Diego, há a nomeação para estagiário do Programa Embaixadores da França, de agosto de 2015 a junho de 2016. Ele cumpria as atribuições na unidade da Assessoria de Cooperação Internacional - ACI. “Foi neste período que eu descobrio processo seletivo da Fundação Renault. Também me ajudou a desenvolver bem meu francês, porque eu fazia parte de um grupo de conversação.” A aluna do curso de Engenharia Mecânica, Larissa Robin Takahashi, é a atual estagiária do Programa na Universidade. Ela já participou do Brafitec, Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros, de julho de 2014 a setembro de 2015, quando estudou na ENSTA-Bretagne, em Brest, noroeste da França. “Eu me interessei pelo processo por diversos motivos. Sempre gostei de trabalhar com organização de eventos. Também sentia falta da língua francesa no meu dia a dia e tinha medo de esquecê-la, principalmente agora que retomei meus estudos na língua inglesa. Sem falar no maior contato com a parte de mobilidade acadêmica com a França, conhecendo melhor os requisitos e regras pois, quando terminar a graduação, quero poder tentar uma bolsa de doutorado na França”, afirmou Larissa.

O programa Embaixadores Universitários da França é desenvolvido pela embaixada francesa, em parceria com a Rede Uniminas, um consórcio que reúne 11 universidades federais, inclusive a UFTM, duas universidades estaduais, o Cefet - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e a PUC Minas, com o Campus France, agência oficial de informação e orientação sobre estudos na França.

Na UFTM, a missão destes embaixadores tem sido sensibilizar toda comunidade acadêmica sobre a possibilidade de intercâmbio em instituições francesas, bem como divulgar a língua, a cultura e informações sobre o sistema educacional na França. “Estas ações são extremamente importantes, principalmente no cenário atual onde temos o programa Ciência sem Fronteiras congelado e sem perspectivas de reativação a curto prazo, pois abre a possibilidade de novas alternativas de intercâmbio. Após mais de um ano do programa na Universidade, tenho certeza de que as atividades desenvolvidas pelos nossos Embaixadores atendem perfeitamente às expectativas e a proposta apresentada no projeto”, afirmou o professor Wendell Meira, coordenador da ACI. Larissa está a frente do grupo de conversação de francês, com aulas para alunos no nível iniciante e intermediário. “É uma experiência completamente diferente do que eu estava acostumada e que tem sido incrível. Acredito que esse Programa é fundamental nas universidades para quebrar o bloqueio que as pessoas têm de aprender francês, além de provocar o desejo nas pessoas de realizar parte de sua formação acadêmica lá, lembrando que a França é um dos países que mais recebe estudantes estrangeiros”, concluiu a estudante.

Matéria publicada no jornal UFTM em Notícias - Acesse

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): França , egressos UFTM ,
Fim do conteúdo da página