Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus de Iturama da UFTM produz álcool glicerinado para doação a entidades filantrópicas
COVID-19

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 10h54
Pensando na responsabilidade social de uma instituição federal de ensino, a UFTM, por meio do Campus de Iturama, buscou parceria da Usina Coruripe, Sicoob e Rotary Club de Iturama para juntos, num gesto de solidariedade, iniciarem a produção de  álcool etílico 70% glicerinado para doação às entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, a fim de contribuir  com hospitais públicos, postos de saúde, UBS, asilos e creches.

De acordo com o professor do Curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%, isto é, 70° INPM. O processo é iniciado com o recebimento de álcool da Usina Coruripe, posteriormente, docentes e técnicos da área de química realizam o preparo do álcool para que ele apresente 2% de glicerina, conforme a instrução da Organização Mundial de Saúde - OMS. A glicerina adicionada é importante, pois o uso constante de álcool 70% pode causar fissuras nas mãos, e ela atua como umectante/hidratante evitando o ressecamento da pele. Sabe-se que as fissuras servem como meio de entrada de microrganismos como bactérias e vírus, por isso a importância de evitá-las.

Após o envase e a rotulagem, o produto está sendo distribuído a entidades filantrópicas (asilos, postos de saúde e hospitais de Iturama e região). Além de frascos borrifadores, é encaminhado um refil para que seja possível fazer o reabastecimento.

Essa ação da UFTM, Usina Coruripe, Sicoob e Rotary Club de Iturama  leva o álcool 70% com efeito comprovado pela OMS na prevenção da contaminação pelo coronavírus. Ao se borrifar o álcool nas mãos e aguardar cerca de 20 a 30 segundos, o vírus é inativado, sendo esse processo uma prática muito importante para profissionais da saúde e principalmente pessoas dos grupos de risco.

"Entendemos que o gesto é pequeno, mas poderá auxiliar na prevenção da COVID-19", declarou o diretor geral do Campus Universitário de Iturama, Helder Barbosa Paulino.

Fotos: Divulgação/Campus Universitário de Iturama

Assunto(s): solidariedade , UFTM ,