Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Iniciação Científica abre processos seletivos para bolsistas
Início do conteúdo da página
Bolsas

Iniciação Científica abre processos seletivos para bolsistas

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 10h28

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que foram publicados dois editais de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e UFTM (Graduação e Júnior).

Edital nº 13/2020 é voltado para seleção de candidatos à bolsa de iniciação científica e tecnológica CNPq e UFTM. Terá inscrição de 11 a 26 de maio e resultado final previsto para 24 de julho. Entre os documentos necessários para a inscrição da proposta, será necessário o projeto de iniciação científica, proposto pelo pesquisador, em formato PDF, em conformidade com as orientações do Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos – UFTM, contendo: folha de rosto; resumo; sumário; introdução; justificativa; objetivos; métodos; cronograma; e referências. Entre os requisitos para bolsista, é preciso estar matriculado e permanecer frequentando curso  na UFTM durante todo o período de vigência da bolsa. Serão distribuídas 100 (cem) bolsas, estando o número das vagas condicionado à liberação de cotas pelo CNPq e UFTM, com demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Bolsa. A bolsa terá duração de doze meses, de agosto/2020 a julho/2021.

Edital nº 14/2020 é voltado para seleção de candidatos à bolsa de iniciação científica do Ensino Médio do CNPq. Terá inscrição de 11 a 26 de maio e resultado final previsto para 24 de julho. Entre os documentos necessários para a inscrição da proposta, também será necessário o projeto de iniciação científica, proposto pelo pesquisador, em formato PDF, em conformidade com as orientações do Manual de Apresentação de Trabalhos Acadêmicos – UFTM, contendo: folha de rosto; resumo; sumário; introdução; justificativa; objetivos; métodos; cronograma; e referências. Entre os requisitos para bolsista, é preciso  observar que os candidatos à bolsa devem estar regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou educação profissional da rede pública, e ser selecionado pela direção da escola ou ser indicado/selecionado diretamente pelo orientador do projeto. Cada candidato poderá concorrer apenas a uma bolsa. O candidato não poderá ter vínculo empregatício e deverá dedicar-se às atividades acadêmicas e de pesquisa. Serão distribuídas cinco bolsas, estando este número condicionado à liberação de cotas pelo CNPq, com demanda livre para as propostas recomendadas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica Sem Bolsa. A bolsa terá duração de doze meses, agosto/2020 a julho/2021.

As inscrições ocorrerão pelo Sistema UFTMNet. Em caso de dúvida, pode-se acessar o PASSO A PASSO com orientações de acesso. 

A Coordenadoria Institucional de Iniciação Científica da UFTM salienta ainda que os projetos aprovados (nota final ≥ 7,0), e não contemplados com bolsa do CNPq ou da UFTM, poderão ser conduzidos na modalidade "Projeto de Iniciação Científica SEM BOLSA", desde que orientador e orientando manifestem interesse em fazer essa alteração. Nesse caso, a solicitação de alteração deverá ser encaminhada à PROPPG, via e-mail (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.), no prazo de até 30 dias corridos a partir da publicação do resultado final dos editais.

Mais orientações sobre normas, prazos, procedimentos e documentos necessários para a seleção deverão ser obtidos pelos interessados com a leitura completa dos respectivos editais:

 -  Edital nº 13/2020 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA CNPq E UFTM

 - Edital nº 14/2020 - SELEÇÃO DE CANDIDATOS À BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO DO CNPq 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página