Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM comemora data internacional da Enfermagem com evento on-line
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

UFTM comemora data internacional da Enfermagem com evento on-line

Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 11h05

Com abertura hoje, no dia internacional do enfermeiro, a UFTM realiza a Semana de Enfermagem de 12 a 19 de maio de 2020. Para esta terça-feira, os docentes do curso de Enfermagem da Universidade divulgam um vídeo produzido, gravado e editado em suas próprias casas, para homenagear os profissionais, os alunos e professores de Enfermagem, publicado no Youtube. O PET Enfermagem da UFTM, com o mesmo objetivo de comemorar a data, também produziu um vídeo disponibilizado na mesma rede social.

Atividades dias 18 e 19

O curso de graduação em Enfermagem da UFTM organizou eventos que serão transmitidos on-line pela plataforma do Facebook para acadêmicos e profissionais da área da saúde, com ênfase na Enfermagem, nos dias 18, com início às 19h15 e 19 de maio, às 11 horas. A Semana da Enfermagem recebeu apoio do CEAD, Proens e PET Enfermagem.

Os principais tópicos do evento tratam da importância da Enfermagem como profissão e sua relação com a saúde mental e a pandemia da COVID-19. Na programação, haverá mesa-redonda e palestras com especialistas do Brasil, de Portugal e da Espanha. Acesse os detalhes da programação:

As inscrições devem ser feitas antecipadamente por meio de formulário eletrônico, no link: https://forms.gle/8f7qY9N4Z6eP3CCb9

Para emissão de certificados de participação, é necessário envio do formulário de inscrição.

A transmissão on-line será feita pela página no PET Enfermagem da UFTM no facebook: https://www.facebook.com/PetEnfermagemUftm/

 

2020: Bicentenário da Enfermagem

A Organização Mundial da Saúde – OMS definiu 2020 como o ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia. Trata-se de uma celebração global que visa elevar o perfil da profissão, reconhecendo o trabalho feito por enfermeiras(os) e parteiras(os) em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos e melhorar suas condições de trabalho (OMS,2020).

O Conselho Internacional de Enfermeiros definiu como tema para 2020: “Enfermeiros: uma voz para liderar – Levando o mundo para a saúde”, com foco no verdadeiro valor dos enfermeiros para as pessoas do mundo.

Tendo em vista o cenário vivenciado atualmente e a importância da enfermagem frente à crise ocasionada pela pandemia do COVID-19, a coordenação do curso de Enfermagem da UFTM destaca a necessidade de realizar atividades on-line voltadas para acadêmicos e profissionais da Saúde, em especial da Enfermagem, visando fortalecer a profissão e oferecê-la de modo mais humanizado, pautado em conhecimento técnico-científico, além de ofertar um melhor cuidado à sociedade.

A coordenação parabeniza todos os enfermeiros, docentes-enfermeiros, técnicos administrativos que colaboram com o ensino de Enfermagem, bem como os profissionais da equipe de enfermagem do Hospital de Clínicas da UFTM, pelo dia mundial da enfermagem. “Reconhecemos que são o alicerce da saúde. Somos profissionais que escolhemos como profissão o cuidar de outro ser humano. Temos a missão de olhar pelo outro e de dar o nosso melhor para que vidas sejam salvas, e isso implica em doar e amar o próximo. O trabalho de vocês faz a diferença na vida e saúde das pessoas”, destacou a coordenadora do curso de Enfermagem da UFTM, professora Lúcia Aparecida Ferreira.

 

Dia Internacional da Enfermagem

No dia 12 de maio é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem em todo mundo. Essa data é o aniversário do nascimento de Florence Nightingale, considerada fundadora da Enfermagem Moderna.

Pioneira em diversas áreas do conhecimento, ela criou as bases da enfermagem profissional seguidas até os dias atuais. Seus feitos foram reconhecidos internacionalmente, quando durante a Guerra da Criméia (1854), liderou uma equipe de enfermagem, reduzindo drasticamente o número de mortos, por meio de padronização de cuidados.

A enfermagem, para “a dama da lâmpada”, conhecida por utilizar esse instrumento para auxiliar na iluminação ao examinar os feridos durante a noite deu voz ao silêncio daqueles que prestavam cuidados de enfermagem, que provavelmente não percebiam a importância dos rituais que seguiam, que já indicavam uma prática profissional organizada. Trata-se de uma ciência que exige conhecimento científico, treinamento sistemático e atualizações constantes.

Florence Nightingale representa a prática transformadora enfermagem, por meio de processos conscientes e relevantes que conseguem transcender além do seu tempo, atingindo suas metas no ensino de enfermagem.

 

Acesse os vídeos da Enfermagem da UFTM no Youtube:

https://youtu.be/OvxH3iSY_zA

https://youtu.be/DHHjuzN3ols

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página