Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Andifes reúne dados sobre ações de IFES sobre a pandemia
Andifes

Andifes reúne dados sobre ações de IFES sobre a pandemia

Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2020, 14h43

Por meio de coletiva de imprensa por videoconferência, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes apresentou na manhã desta segunda-feira, 11 de maio,  as atividades emergenciais das universidades federais para combater a pandemia. Foram divulgadas as principais ações e iniciativas promovidas por 46 universidades federais no combate à COVID-19, dentre elas a Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

De um total de 67 IFES, 46 responderam a um questionário com questões sobre o enfrentamento da COVID-19, que deu origem à compilação de dados. Entre as que responderam, contabilizaram-se 2.228 leitos normais destinados para tratamento da COVID-19. Leitos de UTI, foram 489. Destacaram-se 96 ações envolvendo produção de álcool em gel e álcool líquido, com quase um milhão de litros já produzidos no formato de gel e 912.000 litros no estado líquido.  A confecção de Equipamentos de Proteção Individual – EPI também alcançou índices notáveis, com a produção, até o momento, de 162.964 protetores faciais, 85.514 máscaras de pano, 20.200 unidades diversas, 6.000 aventais e 2.000 capuzes.

Além de amplas campanhas educativas, ações relacionadas a gestos de solidariedade e apoio em meio à pandemia, tão necessárias nas repentinas mudanças pelas quais toda sociedade vem passando, também se destacaram, registrando-se 341 ações. A UFTM implementou, nesse sentido, até o momento, oito amplas ações solidárias envolvendo sua comunidade acadêmica, conforme noticiado em seu portal institucional nas últimas semanas.

Segundo a Andifes, há até o momento, entre as instituições que responderam o levantamento, 823 pesquisas em andamento com a finalidade de mapear, conhecer especificidades do novo coronavírus e encontrar a vacina contra a COVID-19. Os estudos se debruçam sobretudo em identificar o genoma viral, elaborar sistemas informatizados para detecção e identificação de novos casos da doença, desenvolver  testes com menores custos entre outros objetivos.

Muitas dessas ações poderão ser também encontradas no Portal que o Ministério da Educação criou para monitorar especificamente as ações das instituições de educação superior sobre o coronavírus.

Portal - MEC/coronavírus

Página – UFTM/coronavírus