Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Rádio nas Nuvens transmitiu lançamento de e-books sobre inclusão e coronavírus
Início do conteúdo da página
Lançamento

Rádio nas Nuvens transmitiu lançamento de e-books sobre inclusão e coronavírus

Publicado: Quarta, 27 de Maio de 2020, 08h54

Na última terça-feira, 26 de maio, foram lançados, por meio de live, na Rádio nas Nuvens da UFTM, os livros, no formato de e-book, “A menina do violino azul” e a “A esperança contra o coronavírus” do desenhista e escritor Gilberto Lacerda. O evento contou com as presenças virtuais do geólogo da UFTM, Luiz Carlos Ribeiro, do paleoartista, Rodolfo Nogueira, da educadora cultural do Rio de Janeiro, Egili Oliveira, do desenhista e autor, Lacerda, e da paratleta internacional, Jane Rodrigues, direto de Portugal. A mediação foi orientada pelo professor Jorge Al-Armani.

Segundo Lacerda, foram fundamentais no projeto a referência para os desenhos, por meio  dos trabalhos do paleoartista Rodolfo, e as informações técnicas sobre os dinossauros do livro ilustrado, fornecidas pelo geólogo Luiz Carlos, da UFTM. Os livros são gratuitos e disponibilizados digitalmente com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Uberaba. A intenção é chegar até crianças e adolescentes, ser compartilhado o quanto possível.

Os cenários do livro “A menina do violino azul” são Peirópolis com seus dinossauros, a Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba - Adefu e a Igreja Santa Rita. A protagonista gosta de tocar violino no altar da igreja. Os personagens principais do livro são o Uberatitan, dinossauro de quase 30 metros de comprimento, o geólogo Luiz Carlos Ribeiro, a educadora Cultural do Rio de Janeiro, Egili Oliveira, Nanda, a menina do violino azul, e sua mãe, Carla, uma cabeleireira.

Segundo o autor, os objetivos dessa obra são divulgar o projeto Geopark, Terra de Gigantes, do professor Luiz Carlos Ribeiro, da UFTM e da Prefeitura de Uberaba, tocar no tema inclusão social de deficientes físicos, destacar os paratletas da Adefu, divulgar o Museu dos Dinossauros de Peirópolis, valorizar a mulher negra pela personagem Nanda, sua mãe cabeleireira e sua tia, a educadora cultural e professora de samba, Egili Oliveira, do Rio de Janeiro.

Já quanto aos objetivos da HQ “A esperança contra o coronavírus”, Lacerda afirma que a intenção foi abordar o tema coronavírus e apresentar de forma lúdica a história de uma criança cadeirante em uma aventura com dinossauros de Peirópolis, mostrar o boi Chave de Ouro do Museu do Zebu, o primeiro presidente da ABCZ, Geraldino Rodrigues da Cunha e o médium Chico Xavier. Ela tem como cenários a ABCZ, as igrejas Santa Rita e Nossa Senhora da Abadia, o Museu dos Dinossauros de Peirópolis, a Comunidade Santa Marta do RJ e o Cristo Redentor. O principal objetivo é chamar a atenção para a proteção de idosos durante o período da quarentena e conscientizar as crianças dos novos hábitos de higiene na luta contra o coronavírus.

 

Rádio nas Nuvens (UFTM): lançamento dos livros do desenhista e escritor Lacerda.

 

Consenso geral entre os integrantes da live de lançamento dos livros de Lacerda apontaram para ratificar suas duas obras como exponenciais referências lúdico-didáticas, reveladoras de um relevante talento  no campo da ilustração, mostrando  potencialidades da cidade de Uberaba e promovendo com excelência amplas ações e mensagens de inclusão social.

Conheça os livros:

A menina do violino azul

A esperança contra o coronavírus

ACESSEvídeo/live/lançamento 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Lançamento , Livro , Inclusão
Fim do conteúdo da página