Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto “Conectar saberes em outros espaços: educação e geografia em tempos de pandemia” promove encontros virtuais
Geografia

Publicado: Quinta, 04 de Junho de 2020, 11h16

Com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas entre professores e alunos visando contribuir com a formação inicial e continuada de professores de Geografia, por meio de estudos e debates de questões geográficas e também debater os recursos educacionais na esfera da inclusão digital, o Projeto “Conectar saberes em outros espaços: educação e geografia em tempos de pandemia” promove encontros virtuais. Os encontros são realizados semanalmente e têm como público-alvo alunos do curso de licenciatura em Geografia, alunos dos demais cursos de graduação da UFTM, professores da educação básica e demais interessados.

O projeto é coordenado pelos professores do curso de Geografia da UFTM, Amanda Regina Gonçalves e Marcos Kazuo Matushima e conta com a colaboração dos Laboratórios de Educação Geográfica, de Geografia Agrária, de Geografia Urbana, do Centro Acadêmico de Geografia e de professores de Geografia da Rede Estadual de Ensino. Os encontros acontecem via Google Meets nas três primeiras quartas-feiras de cada mês, às 16h. As informações de cada encontro são disponibilizadas na página: https://www.facebook.com/cageouftm/

De acordo com organizadores do projeto, os encontros serão realizados virtualmente. A periodização inicialmente proposta é de realizações quinzenais, com tempo previsto de até duas horas para cada encontro. Os encontros serão coordenados por um ou mais membros da equipe organizadora, que irá dialogar por cerca de 20 min sobre o tema do encontro, que contará com um material bibliográfico de fundamentação. Em seguida, o coordenador buscará a participação e interação entre os participantes, em especial, os discentes do curso de Geografia e mediará os estudos e processos formativos sobre os temas geográficos abordados no encontro. Nesse sentido, as atividades e práticas de discussão e formação desenvolvidas nos encontros visam abordar as questões geográficas diante da realidade que se desenha nos dias atuais, debater sobre os problemas que ganharam visibilidade e se acirraram diante da pandemia e tratar essa situação como uma possibilidade de se repensar, ressignificar e reconstruir nossas relações com esses problemas diante de uma perspectiva coletiva.

Mais informações: