Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fapemig disponibiliza plataforma para divulgar inovações tecnológicas
Início do conteúdo da página
Inovação

Fapemig disponibiliza plataforma para divulgar inovações tecnológicas

Publicado: Segunda, 08 de Junho de 2020, 14h01

A Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais  - Fapemig,  com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico  - Sede, lançou, no dia 4 de junho, o projeto Vitrine Tecnológica, cuja intenção é aproximar a academia com o setor privado, possibilitando, assim, a divulgação dos projetos de tecnologia e inovação que são desenvolvidos dentro das universidades mineiras, o que contribuirá com ações em prol de diversificação econômica.

Trata-se de um espaço virtual, disponibilizado via site da Fundação, que apresentará tecnologias desenvolvidas por pesquisadores mineiros que podem ser exploradas comercialmente por empresas.

Já são mais de 100 oportunidades cadastradas por instituições de diferentes regiões do estado. À medida que os Núcleos de Inovação Tecnológica enviarem novas tecnologias para atualização do portfólio, a oferta de oportunidades será sistematicamente ampliada. Segundo os organizadores, também estarão disponíveis no espaço as soluções tecnológicas dos inventores independentes (aqueles que não são ligados a uma instituição de pesquisa), mas que são apoiados pela Fapemig. 

“Faltam canais que apresentem às empresas o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa. No ano passado, tivemos a experiência de uma primeira vitrine tecnológica, associada a uma chamada para projetos inovadores. Os resultados foram muito animadores. Estamos relançando a vitrine, agora aperfeiçoada, em formato voltado para empresas e empreendedores. Esperamos que isso crie oportunidades para as empresas e também atração de novos investimentos”, comenta o presidente em exercício da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão.  

Conforme os organizadores, todas as ideias e tecnologias apresentadas já possuem patente, registro de software ou de desenho industrial, dentre outras modalidades de proteção do conhecimento. As soluções tecnológicas abarcam vários setores econômicos, como alimentos, agronegócio, mineração, fármacos, energia, automotivo e autopeças, lácteos e café, software e tecnologia da informação. O papel da Vitrine Tecnológica será, enfim,  expor ao mercado inúmeras inovações, integrando universidade, governo e indústria

A Vitrine Tecnológica se organizará inicialmente com seis seções: patente, cultivar, desenho industrial, programa de computador, indicação geográfica e uma parte especial para destacar informações sobre a Covid-19 em Minas Gerais, as quais evidenciarão estudos, mapeamentos e tecnologias desenvolvidas no contexto mineiro. Para cada tecnologia haverá link para um formulário, que deverá ser preenchido e enviado pelos interessados por aquela solução.

Mais informações:  Fapemig - Vitrine Tecnológica  

Fonte: Comunicação/Fapemig

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Inovação , Fapemig.
Fim do conteúdo da página