Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Instituições disponibilizam ações de suporte emocional
Início do conteúdo da página
Saúde mental

Instituições disponibilizam ações de suporte emocional

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 13h11

Uma série de ações visando auxiliar as pessoas nesses tempos atípicos de pandemia, em que o isolamento social e as incertezas sobre o coronavírus vêm fustigando a sociedade, tem sido desenvolvida para atenuar o sofrimento emocional. Professores e profissionais de saúde de diversas instituições públicas vêm criando e desenvolvendo programas de suporte emocional gratuitos e a distância para discentes, comunidade acadêmica e população em geral.

Conseguir se manter tranquilo e evitar desequilíbrios emocionais como ansiedade, pânico e até depressão está sendo um verdadeiro desafio para muitos. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz, nas primeiras semanas de distanciamento social, 40% da população brasileira já se sentiu triste ou deprimida e 54% apontou ansiedade e nervosismo frequente. 

Entre essas ações de suporte psicológico gratuito, há, por exemplo, uma cartilha com recomendações gerais sobre saúde mental e atenção psicossocial na pandemia de Covid-19 produzida pela Fiocruz. A cartilha aborda estratégias de cuidado psíquico em situações de pandemia, recomendando, entre elas, reconhecer e acolher seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar; retomar estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional; e investir em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, entre outros mecanismos que auxiliem a situar o pensamento no momento presente, bem como estimular a retomada de experiências e habilidades usadas em tempos difíceis do passado para gerenciar emoções durante a epidemia.

Mais informações:

CARTILHA da Fiocruz

Conte Comigo – Apoio emocional

Fonte: Portal do servidor

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Saúde mental , Fiocruz , ações
Fim do conteúdo da página