Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Massagem em bebês é tema de projeto de extensão
Início do conteúdo da página
Atenção à Saúde

Massagem em bebês é tema de projeto de extensão

Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 08h41

O projeto de extensão “Massagem Shantala nos centros de referência em assistência social e creches municipais”, coordenado pelo professor Nuno Miguel Lopes de Oliveira, do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM, está adaptando as atividades de extensão presenciais para a divulgação de informações por mídia sociais.

Desde 2009, o projeto de extensão universitária vem se renovando anualmente e é composto por discentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional. Segundo o coordenador, o projeto já beneficiou mais de 400 pessoas e foi idealizado a partir da identificação da necessidade de uma articulação entre teoria e prática voltada para a utilização de uma prática integrativa e complementar na rede municipal de Uberaba.

O objetivo é desenvolver ações de orientação e educação em saúde voltadas à massagem Shantala. As informações são oferecidas por meio de capacitação para o público-alvo, que são mães, gestantes, puérperas, pais, cuidadores, professores e interessados em disseminar os conhecimentos dessas práticas que visam a uma maior integração afetiva, física e emocional com os seus filhos.

Em situações fora de pandemia, o projeto é realizado em centros de referência em assistência social, creches municipais, Ambulatório de Pediatria do HC/UFTM, Centro de Atendimento Integral a Saúde da Mulher de Uberaba e por meio de diversas ligas voltadas para área da pediatria, obstetrícia e humanização da UFTM.

Durante a pandemia de Covid-19, as ações do projeto têm se adequado aos novos desafios com a realização de reunião semanal via on-line entre docente e discentes integrantes do projeto para organização de material informativo e discussão de atualidades sobre essa temática. “As atividades práticas estão interrompidas, respeitando o que é preconizado pelas secretarias de saúde do município e do estado de Minas Gerais e, por isso, realizamos a criação do perfil na rede social para tentar uma aproximação virtual da comunidade, forma mais acessível no momento atual”, destaca o professor Nuno.

As informações sobre o projeto serão disponibilizadas via instagram. Segundo o professor Nuno, a Shantala é uma técnica de massagem realizada em bebês, que aumenta o vínculo entre o massageador e o massageado. Esse contato físico, além de ser um sinal de afeto e tranquilizador, também estimula o desenvolvimento do bebê proporcionando vários benefícios. A primeira massagem oferecida ao bebê acontece dentro da barriga da mãe, durante as contrações uterinas. Elas contribuem no desenvolvimento dos órgãos, do sistema nervoso, da articulações, dos músculos do bebê. Ao ser massageado, o bebê recorda sensações como a segurança e o prazer vividos dentro da barriga. O toque é o primeiro tipo de comunicação do bebê.

Estudos demonstram que crianças que não recebem toque de carinho durante o seu desenvolvimento tendem a possuir maiores dificuldades de relacionamento e aprendizagem. Além disso, a criança que recebe amor na infância tende a tornar-se um adulto equilibrado. A Shantala é uma ótima alternativa para bebês que não puderam ser amamentados no seio, pois a massagem possibilita que eles se sintam totalmente acolhidos. “A Shantala é mais que uma técnica de massagem: é uma arte, um ato de amor”, finaliza  Nuno.

Mais informações:

Massagem Shantalla – Instagram

 

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página