Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Iniciação Científica abre seleção para os programas BIC e BIC-JR da Fapemig

Iniciação Científica abre seleção para os programas BIC e BIC-JR da Fapemig

Publicado: Sexta, 16 de Dezembro de 2016, 16h11

As inscrições serão abertas na segunda-feira, 19

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação divulgou, na quarta-feira, 14, dois editais para seleção de candidatos a 200 bolsas de iniciação científica destinadas aos programas BIC-Fapemig, 150, e BIC-Jr/Fapemig, 50 bolsas.

Graduação

As inscrições para o Programa de bolsas de iniciação científica para alunos da graduação devem ser efetuadas de 19 de dezembro a 23 de janeiro de 2017. Para cadastro e envio dos documentos solicitados, deve-se acessar o formulário eletrônico no endereço http://www2.uftm.edu.br/sipesq/, lembrando que o candidato à bolsa será responsável pelo próprio cadastro inclusão dos documentos exigidos, bem como o professor que também será responsável pela submissão da proposta e indicação do candidato à bolsa. As informações e requisitos para fazer a inscrição e participar da seleção constam da íntegra do Edital nº 28.

Conforme previsto no edital, serão distribuídas cotas proporcionais para os institutos da UFTM: Ciências Biológicas e Naturais - ICBN, de Ciências Naturais e Exatas - ICENE, de Ciências da Saúde - ICS, de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE, de Educação e Licenciaturas em Ciências Humanas e Sociais - Ielachs e para o Centro de Formação Especial em Saúde - Cefores, de acordo com o número total de projetos submetidos.

O resultado parcial será divulgado em 16 de fevereiro, havendo prazo para recurso. As atividades serão iniciada em 1° de marco de 2017.

Bolsas para alunos do Ensino Médio

De 19  de dezembro a 5 de fevereiro de 2017, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo do BIC-Jr. As propostas devem ser submetidas, exclusivamente, em formato eletrônico, por meio do link: http://www2.uftm.edu.br/sipesq/.

A concessão de bolsas de iniciação científica pelo programa visa inserir os estudantes da Educação Básica da rede pública de ensino em atividades de pesquisa na UFTM, bem como disseminar as informações  e conhecimentos científicos e tecnológicos, contribuindo para a criação de uma cultura científica.

Para se candidatar a uma bolsa, é necessário estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou profissional da rede Municipal, Estadual ou Federal de Minas Gerais e ser selecionado pela diretora da escola ou ser indicado pelo orientador. O candidato também não pode ter vínculo empregatício de qualquer natureza, nem receber outras bolsas de órgãos de fomento, e deve dispor de, no mínimo, dez horas semanais para dedicar às atividades de pesquisa.

Candidatos e orientadores devem acessar o Edital n° 29 BIC-JR e para consulta da documentação necessária para inscrição e forma de envio, além dos requisitos e compromissos de candidato e orientador. A divulgação do resultado final será no dia 22 de fevereiro. As atividades iniciam em 1º de março de 2017.

Os projetos serão selecionados pelos pareceristas ad hoc e, posteriormente, avaliados pelo Comitê Institucional de Iniciação Científica, instituído por cada um dos cinco institutos pertencentes à UFTM - ICBN, Icene, ICS, ICTE e Ielachs, pelo Cefores e Campus de Iturama, de acordo com a norma do Programa e os critérios de relevância e exequibilidade do projeto, o currículo do orientador e o histórico escolar do candidato.

Acesse a íntegra dos editais