Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa da Terapia Ocupacional verifica uso de álcool, outras drogas e saúde mental de discentes
Pesquisa

Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 10h40

Alunos dos cursos de graduação da UFTM, com idade igual ou superior a 18 anos, podem colaborar informando dados pessoais para a pesquisa “Uso de álcool e outras drogas e a saúde mental de alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19”. A pesquisa é realizada pelo Núcleo de Estudo e Pesquisas em Saúde Mental, Álcool e outras Drogas/NEPSMAD, coordenada pela professora Andrea Ruzzi Pereira, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFTM e por alunas de Iniciação Científica do curso de Terapia Ocupacional, Vitória de Lima Rodrigues e Gercinéia de Carvalho.

A coleta de dados desta fase da pesquisa iniciou em 15 de junho por meio de preenchimento de um formulário digital com questões sobre o tema e se estenderá até o final do mês, ou até se alcançar o número de participantes necessários para a pesquisa, com representação de todos os cursos de graduação da UFTM. Para preservação da identidade, o aluno participante não precisará se identificar em momento algum.

O objetivo geral da pesquisa é avaliar o padrão de uso de álcool e outras drogas e o sofrimento mental percebido durante o distanciamento social devido à pandemia da COVID-19. “Alcançados os objetivos, esta pesquisa permitirá o desenvolvimento de ações sensíveis às necessidades da formação, de atenção à saúde e de prevenção aos agravos à saúde de universitários. Além disso, poderão ser elaborados programas de saúde e de educação em benefício à população em estudo, reduzindo os danos que o uso das substâncias pode causar, mesmo quando esporádico e recreativo, no retorno às aulas”, afirmou a coordenadora do estudo.

Acesse o formulário da pesquisa: https://forms.gle/EMPwjNW1Nue8DqsQ6

Origem da pesquisa

A pesquisa é um desdobramento do estudo “Problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas por alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro”, realizado pela mesma equipe.

Em 2018, a Proens, todas as coordenações de curso, bem como o CEP, autorizaram o início de uma pesquisa acerca do uso de álcool e outras drogas e da saúde mental de alunos da graduação na UFTM. À época, a coleta de dados seria apenas presencial, portanto, o projeto não foi encaminhado para Iturama.

Em 2019, foi concluída a primeira etapa que se constituía na coleta de dados de alunos ingressantes e de períodos finais dos cursos de Uberaba. A segunda etapa, que se tratava de coletar amostra de discentes de todos os períodos dos referidos cursos, não pode ser realizada devido à pandemia da COVID-19 e à necessidade de distanciamento social. “Desta forma, fizemos nova solicitação ao CEP para adequação dos instrumentos de coleta para realizarmos a captação de dados simplificada e via formulário do Google. À vista disso, a pesquisa focará na saúde mental e no uso de álcool e outras drogas pelos alunos da graduação da UFTM, no período de distanciamento social devido à  pandemia da COVID-19”, concluiu Andrea.