Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proens divulga edital para o 2º semestre de 2020 pelo Sisu
Início do conteúdo da página
Sisu 2020/2

Proens divulga edital para o 2º semestre de 2020 pelo Sisu

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h14

A Pró-Reitoria de Ensino da UFTM – Proens publicou nesta segunda feira, 22 de junho, o Edital nº 01/2020 UFTM/Sisu com as informações sobre o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – Sisu para ingresso nos cursos de graduação da UFTM no segundo semestre de 2020.  Ao todo serão ofertadas 485 vagas distribuídas em 17 cursos oferecidos na cidade de Uberaba.  Os interessados em participar do processo devem seguir as normas, prazos e orientações descritos no edital. As inscrições para participação no Sisu 2020/2 serão realizadas pelo número de inscrição e pela senha do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2019 e serão efetuadas exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br do dia 7 até as 23h59 do dia 10 de julho.

Em função das medidas de prevenção à Covid-19, o calendário acadêmico encontra-se suspenso e sem previsão de retorno. As aulas terão início, em data a ser publicada, após a retomada do calendário acadêmico.

Das vagas oferecidas para os cursos presenciais de graduação, 50% estão destinadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e que se enquadrem nos grupos estabelecidos pelo sistema de cotas conforme descrito no edital. 

O candidato ou seu representante legal deverá manter-se atento às atualizações divulgadas na página do Sisu  e da UFTM, como também de quaisquer outros editais complementares que venham a ser publicados pela UFTM, referentes ao Processo Seletivo SISU/UFTM 2020 – Segunda Edição, bem como do calendário contido no Anexo I do Edital.

1ª Chamada

No dia 14 de julho de 2020, o MEC divulgará o resultado da Primeira Chamada, exclusivamente no sítio http://sisu.mec.gov.br

Entre 16 e 21 de julho de 2020, os candidatos aprovados deverão realizar o Requerimento de Matrícula on-line da 1ª Chamada e envio, via Sistema de Matrícula, dos documentos comuns a todos e dos candidatos que optaram pelo ingresso Reserva de Vagas dos Grupos 1, 2, 3, 4, 11, 12, 13 e 14 pelo endereço: http://www.uftm.edu.br/graduacao/uberaba/sisu para vagas de Uberaba.

No dia 30 de julho, será divulgado o resultado parcial da 1ª Chamada quanto à análise socioeconômica, autodeclaração étnico-racial e análise de histórico escolar.  

Manifestação de Interesse e Lista de Espera

Entre os dias 14 a 21 de julho, os candidatos que não foram convocados em 1ª Chamada deverão realizar a Manifestação de Interesse em participar da Lista de Espera do Sisu por meio da página do Sisu na internet http://sisu.mec.gov.br .

No dia 24 de julho será divulgada a Lista de Espera do Sisu para as chamadas subsequentes. As demais convocações para matrícula deverão ser realizadas a partir do dia 4 de agosto no Portal da UFTM. 


Comissão Especial de Validação – Pretos e Pardos (CEVPP)

Candidatos aprovados nas vagas reservadas para negros – pretos e pardos passarão por procedimento de validação da autodeclaração étnico-racial, tomando por referência o fenótipo (características físicas, predominantemente, a cor da pele, a textura do cabelo e o formato do rosto, etc., que combinadas ou não, permitam que o mesmo seja socialmente reconhecido ou não como uma pessoa negra), sendo submetidos à análise da Comissão Especial de Validação – Pretos e Pardos (CEVPP).

A ascendência do candidato não será considerada, em nenhuma hipótese, para os fins da validação.

Os inscritos às vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos ou pardos estão cientes de que não será avaliada a ancestralidade pela Comissão da UFTM instaurada para a análise. Será observado exclusivamente o critério fenotípico: traços físicos negroides que demonstram percepção social do(a) candidato(a) enquanto preto ou pardo.

O candidato aprovado nas modalidades de vaga reservada a autodeclarados negros (pretos ou pardos) deverá anexar uma foto individual recente (com, no máximo, 6 MB), no sistema de matrícula, com as seguintes características: foto frontal, boa iluminação, fundo branco, sem maquiagem, sem filtros de edição, boa resolução.

Deverão ser anexados também dois vídeos: um vídeo individual recente (com no máximo 50 MB), no qual o(a) candidato(a) deverá ler a frase indicada no sistema: Eu, “dizer o nome completo”, inscrito (a) no processo seletivo, “SISU 2020 - 2” me auto declaro, “dizer a opção”: Preto ou Pardo. E apresentar no vídeo, o documento de identificação (Identidade ou documento oficial com foto) frente e verso.  O vídeo deverá ser gravado com as seguintes características: boa iluminação, fundo branco, sem maquiagem, sem filtros de edição e boa resolução.  Para o segundo vídeo, o candidato deve apresentar um vídeo individual recente (com no máximo 50 MB), que contenha de forma resumida a(s) justificativa(s) da autodeclaração, no qual o(a) candidato(a) deverá iniciar dizendo: “Eu, “dizer o nome completo”, me auto declaro, “dizer a opção”, porque “relatar a justificativa”. O vídeo deve possuir as mesmas características descritas. 

O termo de autodeclaração de candidatos negros  terá sua validade analisada e julgada por banca de verificação. Os resultados dos procedimentos de verificação serão divulgados na página do processo seletivo. Ao resultado do processo de verificação proferido pelas bancas, caberá recurso dirigido à CEV-PP, conforme a natureza do termo.  É vedado ao candidato, cujo termo de autodeclaração for declarado inválido, apresentar-se novamente como candidato a vagas PP mediante nova autodeclaração, independentemente do curso de graduação ou do processo seletivo.

Comissão Especial de Validação – Pessoa com Deficiência, e da Comissão Especial de Validação – Indígena

Candidatos aprovados nas vagas reservadas para pessoas com deficiência e para indígenas serão submetidos à análise da Comissão Especial de Validação – Pessoa com Deficiência, e da Comissão Especial de Validação – Indígena, respectivamente, após a matrícula.

Mais informações: 

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. A seleção dos candidatos às vagas disponibilizadas por meio do Sisu 2020/2, de que trata o Edital 01/2020, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, referente ao ano de 2019. 

Candidatos interessados em concorrer às vagas disponibilizadas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM deverão verificar as informações constantes no Edital 01/2020 e no Termo de Adesão da Instituição ao Sisu 2020/2.

As seguintes informações estão expressas no Termo de Adesão:  a) cursos de graduação e turnos participantes, bem como o respectivo número de vagas a serem ofertadas por meio do Sisu; b) número de vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei n.º 12.711 (sistema de cotas), de 29 de agosto de 2012; c) pesos, notas mínimas e médias estabelecidas pela Instituição para cada uma das provas do Enem e médias, em cada curso e turno; d) documentos necessários para realização da matrícula dos candidatos selecionados, inclusive aqueles necessários à comprovação do preenchimento dos requisitos exigidos pelas portarias normativas nº 18, de 11 de outubro de 2012, nº 21, de 5 de novembro de 2012, nº 9, de 5 de maio de 2017, e nº 1.117, de 1° de novembro de 2018.

Contato em caso de dúvidas: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

Acesse o Edital e demais anexos 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Sisu 2020/2 , Edital.
Fim do conteúdo da página