Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Laboratório de Estudos do Gótico abre inscrição para minicurso Cine Sombrio em julho
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 10h26

O programa de extensão Laboratório Interdisciplinar de Estudos do Gótico “Sandra Guardini Vasconcelos” (LIEG/SGV) realizará no mês de julho a atividade “Cine Sombrio II: minicurso sobre a trajetória do vampiro no cinema”. Gratuito e aberto a toda comunidade, o curso acontecerá em quatro encontros virtuais via Google Meeting, com duas horas de duração cada. Haverá emissão de certificados.

“O participante assiste ao filme em casa. As produções estão no Youtube. Nos encontros, discutimos. Como é um minicurso, há discussões teóricas, mas de forma descontraída, porque o curso é aberto a toda comunidade”, explicou a coordenadora do Laboratório, professora Luciana Colucci.

As datas em julho são as seguintes: 9, 16, 23 e 30, toda quinta-feira, das 19 às 21 horas. Os filmes discutidos serão “Carmilla, a vampira de Karnstein”, “Amor à primeira mordida”, “a Hora do Espanto”, “Garotos Perdidos” e “Drácula de Bram Stoker”. “A figura do vampiro habita o imaginário há séculos por ser uma figura instigante, desafiadora e que traz temas complexos como vida eterna, sexualidade e doenças. Por tratar de doenças, adequa-se ao cenário contemporâneo já que nos traz medo, insegurança e distanciamento”, considerou Colucci.

A inscrição é feita antecipadamente pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. No dia do minicurso, a professora disponibilizará o link do Google Meet. Haverá sorteio de livros e materiais diversos como ecobag.

O Laboratório de Estudos do Gótico

Em dezembro de 2019, a professora Luciana Colucci, do Departamento de Literatura da UFTM, criou o Laboratório Interdisciplinar de Estudos do Gótico “Sandra Guardini Vasconcelos” (LIEG/SGV), cujo objetivo é promover e valorizar os estudos goticistas nos mais diversos âmbitos artísticos por meio de uma aproximação multi, inter e transdisciplinar.

Para a professora, o LIEG/SGV é um programa arrojado que visa assumir um importante papel na UFTM em busca de aprimoramentos nos campos de ensino, de pesquisa e de extensão.  Além dessa da indissociabilidade universitária, o LIEG/SGV vislumbra articular-se aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODS, promulgados pela Organização das Nações Unidas  - ONU no sentido de se pensar criticamente as artes como uma ferramenta entre o homem e o mundo para a edificação de uma sociedade equânime e pacífica.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Laboratório, além do “Cine Sombrio”, estão a “Confraria de Leitura”, “Fright Night: contação de histórias de terror à meia-noite”, “Grupo de Estudos de Romances Góticos Oitocentistas: Grupo de Pesquisa” e “Cantos Soturnos: dramatização de textos sombrios para disponibilização no canal YouTube”.

Patronesse do LIEG/SGV

Professora Sandra Vasconcelos

Sandra Guardini Vasconcelos é a patronesse do LIEG/SGV. Professora titular em Literatura Inglesa e Comparada do Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo (DLM/FFLCH/USP), tem sólida carreira em âmbito nacional e internacional. Em sua trajetória acadêmica, Vasconcelos é curadora do acervo João Guimarães Rosa, recebeu o Prêmio Jabuti em Teoria/Crítica Literária com sua obra A Formação do Romance Inglês (2007) e, ainda, foi diretora da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM/USP). “A professora Sandra é precursora dos estudos goticistas no Brasil, trazendo esses estudos do limbo literário para às luzes teóricas e críticas com essa inestimável e valorosa contribuição às letras”, enfatizou Colucci.