Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores será comemorado em 8 de julho
Início do conteúdo da página
Ciência

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores será comemorado em 8 de julho

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 17h02

O dia 8 de julho, data da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência  - SBPC, foi escolhido para a comemoração do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional das Pesquisadoras e Pesquisadores. Como um dos principais objetivos da SBPC é a divulgação do trabalho científico, não poderia, mesmo em tempos de pandemia, faltar comemoração. Em 2020 será por transmissão digital, com ações implementadas pela SBPC Regional de Minas Gerais.

Segundo os pesquisadores, estão sendo organizadas diversas atividades virtuais com o propósito de reforçar o diálogo das pesquisadoras e dos pesquisadores com a população. Em Minas Gerais, diversas instituições se organizaram para a trabalhar a temática CIÊNCIA E CULTURA, que será representada na forma de vídeos, oficinas, palestras, mesas redondas, visitas a museus e a centros de ciência e arte, além de outras atividades virtuais, em várias áreas do conhecimento.

Os eixos temáticos foram divididos em casos sobre ciências e cientistas; ciência e educação básica; conhecimentos em diálogo; ciência e os espaços de cultura e arte; e recados do território, esse último, focado em discutir aspectos da pandemia de COVID-19, por meio de uma diversidade de sujeitos e contextos,  sobre formas de prevenção à doença, violência, trazendo outras possibilidades de leitura sobre a situação atual.

O Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores de 2020 referente ao estado de Minas Gerais será totalmente on-line. Às 8h45 será a abertura com Luciano Mendes, secretário regional da SBPC MG, e Ildeu Moreira, também da SBPC. Demais atividades, como palestras e mesas-redondas seguirão até as 19h, todas transmitidas pelo YouTube e outros canais de transmissão.

Sobre a abordagem de ciência e cultura, o evento se notabiliza por também focar o conhecimento e saberes tradicionais construídos pelo povo ao longo da história.  “Será um dia inteiro, um dia só, mas repleto de simbolismo do que representa a Ciência para a nossa vida, para a superação de dificuldades, inclusive as que estamos atravessando agora, e também para construirmos um futuro menos desigual, mais justo e democrático, com educação, qualidade de vida, saúde, esperança e mais alegria”, finaliza Luciano.

Para mais informações, acesse a PÁGINA DO EVENTO 

Fonte: SBPC/Movimento Ciência de Minas Gerais

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Ciência , Dia , SBPC MG
Fim do conteúdo da página