Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa busca identificar “os sentidos e significados do comer emocional em período de isolamento social”
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Pesquisa busca identificar “os sentidos e significados do comer emocional em período de isolamento social”

Publicado: Sexta, 10 de Julho de 2020, 15h43

Um projeto de pesquisa realizado em parceria por professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Universidade Federal de Uberlândia – UFU busca conhecer como os estudantes universitários dessas instituições estão vivenciando o momento atual de pandemia, isolamento físico, rompimento das atividades letivas acadêmicas, bem como suas relações com emoções e o comer. De acordo com os responsáveis pelo projeto, o objetivo da pesquisa consiste em identificar na comunidade acadêmica os sentidos e significados que estão sendo ressaltados, atribuídos no âmbito que abarca toda relação com o comer diante do momento atual, mas também oferecer o programa de prática de Mindfulness (Atenção Plena) como caminho para o autoconhecimento e maneira de lidar com as emoções nesse período em que estamos vivendo.

A pesquisa intitulada “Os sentidos e significados do comer emocional em período de isolamento social” é conduzida pelas pelas professoras Fernanda Rodrigues Pena Forte e Flávia Gonçalves Micali  da UFTM, pela professora Marina Rodrigues Barbosa da UFU e pela graduanda em nutrição da UFTM,  Brenda Ramos.

Os interessados em participar do projeto de pesquisa devem realizar uma pré-inscrição até o dia 22 de julho por meio do preenchimento de um formulário online

Após o preenchimento do formulário, o grupo envolvido na pesquisa entrará em contato para a confirmação da inscrição até o dia 31 de julho. O início previsto do programa é a data de 3 de agosto de 2020. As atividades serão realizadas durante 9 semanas.

Os estudantes interessados poderão escolher os horários para participar dos grupos: segundas-feiras das 16h30 às 18h ou quintas-feiras das 9h às 10h30. Após o período de inscrição, por demanda, será decidido o dia que serão realizados os encontros virtuais via Google Meet. 

No programa ofertado, os voluntários participarão de encontros que serão realizadas práticas meditativas, corporais e de concentração, contando com um profissional especialista em saúde mental para dar suporte, caso haja necessidade. O programa será conduzido pela professora Marina Rodrigues Barbosa e instrutora em formação pelo Mindfulness Trainings International - MTi. Nos encontros haverá o repasse dos ensinamentos e práticas e, ao fim, será aberto para aqueles que desejam se expressar, não sendo obrigatório. Estima-se a participação de 60 indivíduos, redistribuídos nas duas instituições. Não haverá certificado. Em casos específicos, poderá ser emitido comprovante de participação. 

Mais informações pelo e-mail: : O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página