Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM aprovou dez propostas na Chamada Universal do CNPq
CNPq

UFTM aprovou dez propostas na Chamada Universal do CNPq

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 14h10

Dez projetos apresentados por docentes da UFTM integram a lista de 4.587 projetos aprovados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq por meio do edital chamada Universal de 2016. O resultado foi divulgado no último dia 9. Da UFTM foram aprovadas seis propostas na Faixa A, recursos até R$30 mil, e quatro na Faixa B, até R$ 60 mil.

Segundo o CNPq, serão investidos R$ 188 milhões. Serão 1.384 bolsas de Iniciação Científica e 761 bolsas de Apoio Técnico. Para a edição de 2016, lançada em janeiro deste ano, foram submetidas 21.640 propostas, uma demanda total de R$ 1 bilhão, números recordes na história do Universal. Dessas, 12.499 foram recomendadas. A aprovação final seguiu o total de recursos previstos em edital de R$ 200 milhões, sendo R$ 150 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT e R$ 50 milhões do CNPq”.

O objetivo da Chamada Universal é democratizar o fomento à pesquisa científica e tecnológica no País, contemplando todas as áreas do conhecimento.

Projetos aprovados na Faixa A

Daniele Cristina de Souza, do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e  Tecnologias do Icene, apresentou o projeto “Identificação de temáticas ambientais do município de Uberaba - MG como subsídio a processos de formação inicial e continuada e a produção de materiais didáticos”.

Danilo Seithi Kato, do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e  Tecnologias do Icene,  “Educação para a biodiversidade na formação inicial de professores: a comparação entre seis estudos de casos em Universidades brasileiras”.

Gustavo Brito de Lima, do Departamento de Engenharia Elétrica do ICTE,“Estudo e implementação de retificadores híbridos em microredes CC com fontes renováveis de energia”.

Juliana Bertucci Barbosa, do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa do Ielachs,  “Variação linguística e ensino de língua portuguesa em escolas de Uberaba e região: crenças, atitudes linguísticas e propostas didáticas”.

Siomar de Castro Soares, do Departamento de Patologia, Genética e Evolução do ICBN.

Thiago dos Santos Almeida, do Curso de Química do Campus Universitário de Iturama.

Projetos aprovados na Faixa B

André Luiz Pedrosa, do Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia do ICBN,  desenvolverá o projeto "Participação da proteína exonuclease-1 na via de reparo por recombinação homóloga e na amplificação gênica em Leishmania major".

Darlene Mara dos Santos Tavares, do Departamento de Enfermagem em Educação Comunitária do ICS , “O idoso frágil do Triângulo Sul: dependência para as atividades da vida diária, utilização e acesso aos serviços de saúde e percepção do papel do enfermeiro”.

Guilherme Vannucchi Portari, do Departamento de Nutrição do ICS, “Avaliação do efeito da suplementação com benfotiamina no exercício físico: desempenho e expressão gênica de enzimas do Ciclo de Krebs”.

Ricardo Souza da Silva, do Departamento de Física do Icene, “Investigação das propriedades físicas de novos materiais nanoestruturados visando aplicações tecnológicas”.

Assunto(s): Projetos , bolsas ,