Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa do HackaForLife – Hackathon voltado ao enfrentamento da COVID-19

UFTM participa do HackaForLife – Hackathon voltado ao enfrentamento da COVID-19

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 08h32

Hackathons são eventos que, por meio da interação e colaboração de participantes de diversas áreas, promovem o desenvolvimento tecnológico ou a busca de soluções de problemas que afetam a sociedade.  Esses eventos são caracterizados pela competição entre equipes na proposição e desenvolvimento de novas soluções aplicadas a contextos de problemas e/ou situações excepcionais. O termo hackathon tem origem em uma combinação das palavras hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona). Dentro desse contexto, o surgimento do novo coronavírus, acompanhado de sua disseminação global, provocou drásticas alterações em nosso cotidiano. Consequentemente, setores da sociedade estão passando por dificuldades. Intuitivamente o atual contexto conduz ao fomento de hackathons para prover o desenvolvimento criativo de soluções que possam minimizar o impacto do novo coronavírus.

Assim, uma parceria entre o Instituto Federal do Triângulo Mineiro - IFTM e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uberaba, Parque Tecnológico de Uberaba, Codiub, Sebrae e Zebu Valley, deu origem ao evento HackaForLife, executado nos moldes de hackathon, voltado ao enfrentamento da COVID-19. Esse evento é aberto a toda a comunidade e contará com duas temáticas: saúde e economia. O HackaForLife terá duração de 5 dias corridos, totalizando 120 horas de atividades. As três primeiras colocações de cada temática serão premiadas. Os prêmios serão divulgados em breve na página do evento e redes sociais.

Monte a sua equipe e venha conosco pensar em soluções de inovação aplicadas no combate à COVID-19 e no enfrentamento de seus reais problemas trazidos para o Triângulo Mineiro. As inscrições ocorrerão entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 2020 e todas as informações do evento e o edital de chamada estão disponíveis no site oficial do evento: https://bit.ly/hackaForLife.

Fonte: com informações do IFTM.

Assunto(s): Parceria , Hackathon , Hackathon.