Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM: doação múltipla permitiu captação de córneas, rins, fígado e coração
Início do conteúdo da página

HC-UFTM: doação múltipla permitiu captação de córneas, rins, fígado e coração

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2016, 14h43

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro captou duas córneas, dois rins, um fígado e um coração, na manhã de 20 de dezembro. A doação foi autorizada por familiares de um paciente de 18 anos com morte encefálica confirmada. O rapaz era natural de Frutal/MG e havia sofrido um acidente de moto.

As córneas e os rins foram disponibilizados à Regional Uberlândia do MG Transplantes, a fim de serem destinados a pacientes do Triângulo Mineiro. O coração e o fígado, por sua vez, seguiram para o Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte.

Para agilizar o trajeto até o aeroporto de Uberaba, onde um avião do governo do estado de Minas Gerais aguardava para transportar os órgãos, o HC-UFTM contou com comboio de batedores do Corpo de Bombeiros, abrindo caminho no trânsito para passagem de um carro da UFTM e outro do MG Transplantes.

Conscientização

O fígado e o coração foram acondicionados em caixas especiais, na temperatura entre 2ºC e 8ºC, imersos em líquido de conservação. De acordo com Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIH-DOTT -, do HC-UFTM, a celeridade no transporte é essencial para favorecer o procedimento.

“Como o doador era muito jovem e saudável, as chances de os transplantes serem bem-sucedidos são grandes. Entretanto, deve-se observar um prazo de no máximo seis horas entre a captação e o procedimento”, explica Oliveira Júnior.

O coordenador da CIH-DOTT destaca a importância da conscientização sobre o tema. “Autorizar a doação é um gesto de altruísmo que pode interromper o sofrimento de pessoas que há anos esperam por um órgão. É uma atitude que salva vidas. O exemplo dessa família, que num momento de dor autorizou a doação múltipla, e beneficiará outras seis pessoas, deve servir de exemplo para todos nós”, enfatiza.

Veja mais fotos no Flickr do HC:  /  Crédito: Elioenai Amuy/UFTM
 
Unidade de Comunicação HC-UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página