Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão que avalia pacientes com traumas no membro superior ou mão é alterado durante a pandemia
Extensão Universitária

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 10h00

O projeto de extensão “AMBMão: Ambulatório de assistência à pessoa acometida por traumas no membro superior e na mão”, devido a pandemia do COVID-19, suspendeu as atividades práticas que aconteciam no Ambulatório Maria da Glória do HC/UFTM. Dessa forma, os alunos participantes passaram a fazer a divulgação sobre a COVID-19 e prevenção e cuidados foram inseridas nas ações do projeto. As reuniões foram mantidas via Google Meet e as orientações aos pacientes passaram a ser feitas por telefone e WhatsApp.

O projeto tem periodicidade anual, mediante a aprovação pela PROEXT/UFTM. Os atendimentos aconteciam às segundas feiras das 12h30 as 17h30 no Ambulatório de mão e membro superior da disciplina de Ortopedia e Traumatologia do Ambulatório Maria da Glória do HC/UFTM. Fazem parte do projeto alunos do curso de graduação e pós-graduação em Fisioterapia, de pós-graduação em Educação Física, e é coordenado por docentes dos departamentos de Fisioterapia e de Cirurgia, do ICS/UFTM.

O projeto

O AMBMão tem como objeto de estudo o indivíduo acometido por traumas na mão e no membro superior. Este projeto está caracterizado com ações de prevenção de complicações após o trauma ou doença na mão ou membro superior, como também ações de reabilitação, com intervenções diretas ou indiretas (por meio de folhetos explicativos e mídias sociais).

Além das avaliações e dos atendimentos aos pacientes, os alunos participam das reuniões do GEPMão que é o grupo de ensino e pesquisa em reabilitação da mão e membro superior da UFTM, organizam o banco de dados dos pacientes e confeccionam folhetos para orientações domiciliares.

Esse projeto tem caráter educativo e social e visa ampliar as ações com enfoque interdisciplinar, integral e contínuo, associando as atividades de ensino e pesquisa às de extensão.

O edital de seleção para alunos de graduação para participar do projeto é anual, antes do Edital de Bolsas de Extensão do PROEXT/UFTM.

|cesse a página do GEP Mão nas redes sociais: https://www.facebook.com/GEPMaoUFTM