Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM será homenageada na Festa da Padroeira de Uberaba

UFTM será homenageada na Festa da Padroeira de Uberaba

Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2020, 14h11

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro, enquanto instituição que integra a linha de frente na luta contra a Covid-19, participará da tradicional coroação de Nossa Senhora d’ Abadia, padroeira da cidade de Uberaba, no dia 15 de agosto.

O Santuário Basílica de Nossa Senhora d’Abadia, localizado no mesmo bairro onde foi criada e expandida a Universidade, realiza anualmente a festa em louvor à padroeira de Uberaba que congrega, há 139 anos, devotos da cidade e da região que participam das festividades, incluindo celebrações litúrgicas, novena,orações, procissão e eventos sociais.

Neste ano, a temática principal volta-se para a pandemia causada pelo Covid-19, pedindo a intercessão de Nossa Senhora - “Maria, interceda por nós neste tempo de pandemia”.

No encerramento da Festa, no dia 15 de agosto, no rito de coroação de Nossa Senhora Abadia, instituições, hospitais, profissionais que estão na linha de frente contra a Covid-19, bem como aqueles que foram acometidos pelo coronavírus e tantos que perderam sua vida serão lembrados e homenageados. A UFTM será representada pela servidora Antônia Maria Costa e Silva, lotada no Departamento de Atenção à Saúde do Servidor - DASS, vinculado à Pró-Reitoria de Recursos Humanos. De outras instituições também participarão da coroação uma médica, uma enfermeira, uma dentista e uma mãe que perdeu o filho devido à Covid-19.

Antônia Maria representará a UFTM no rito de Coroação

Para  Antônia, o convite para representar a UFTM reúne fé e emoção, “vivenciar esse momento será único e muito significativo em minha vida, pois fui criada e vivo intensamente os ensinamentos da Santa Igreja Católica. Além disso, poder representar a UFTM é inexplicável, pois essa instituição é como minha segunda família. Estou felicíssima!”, declara emocionada.

Segundo o pároco e reitor do Santuário, padre Alexsandro Ribeiro Nunes, a Festa se inicia no dia 31 de julho com a passagem da imagem de Nossa Senhora pela porta de hospitais, asilos, batalhões de polícia, bombeiros e repartições públicas, abençoando a todos. A passagem pelo Hospital de Clínicas da UFTM está prevista para as 15h, da sexta-feira.

A Festa

Pe. Alexsandro, pároco e reitor do Santuário Basílica

No ano em que o Santuário recebeu o título Basílica, que a Festa foi declarada Patrimônio Imaterial, Cultural e Histórico de Uberaba, registro recebido no último dia 24, e a um ano de completar 140 anos de devoção, as festividades não acontecem da maneira tradicional. Tudo foi adequado devido às restrições impostas pela pandemia, destaca o Pároco. Durante a quinzena, não será possível a participação presencial dos fiéis nas celebrações eucarísticas e na oração do terço, mas todos poderão participar de casa acompanhando as transmissões on-line.

O Santuário Basílica ficará aberto, das 8h às 18h, para visita à imagem e orações pessoais, tudo obedecendo ao protocolo e às normas de distanciamento social e o uso de máscara facial.

Entre os dias 1º a 14 de agosto será celebrada Missa nos horários de 6h, 15h, e 19h, haverá a oração do Terço às 14h30 e Ofício Divino às 18h30, todos transmitidos pelas redes sociais do Santuário Basílica. A parte social, em dias específicos, acontecerá no formato drive thru.

Segundo o padre Alexsandro, no dia 15, haverá a alvorada do sino a partir das 5h30 e missa às 6h. “Às 15h teremos a missa solene, e após a celebração, a imagem de Nossa Senhora da Abadia sairá pelas ruas da cidade, mas não se trata de uma carreata, ressalta o pároco, “os fiéis estão orientados para aguardarem na porta de suas casas, com máscaras faciais e sem aglomerações”. Após o retorno para o Santuário, às 20h, haverá apresentação do tenor Thiago Neves e a coroação de Nossa Senhora dentro da Basílica”, que serão transmitidas pelas redes sociais.

Todas as informações e programação da Festa nas redes sociais.

Fotos: L. Adolfo/UFTM

Assunto(s): UFTM , padroeira de Uberaba ,