Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa realizada na UFTM ganha destaque em revista científica internacional

Pesquisa realizada na UFTM ganha destaque em revista científica internacional

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 09h56

Um estudo realizado pelo grupo de pesquisa Núcleo de Desenvolvimento de Compostos Bioativos - NDCBio, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, revelou um novo método para formação de ligação carbono-carbono entre moléculas das classes das fenantrolinas e tiossemicarbazonas mediado por um metal. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica internacional Dalton Transactions. O periódico publica artigos originais sobre química bioinorgânica, organometálica e de materiais. Os pesquisadores buscam agora verificar as possíveis aplicações biológicas que os compostos podem ter.

O trabalho foi iniciado em um projeto de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq pela aluna Andressa Ribeiro Rettondin, egressa do curso de Licenciatura em Química da UFTM e atualmente coordenadora da área de Química do Centro Educacional e Técnico - CETEC de Jaboticabal, sendo concluído mais tarde pela aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais - PPGMQ-MG, Ana Cristina Resende Gonçalves, bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Fapemig, ambas orientadas pelo professor da UFTM, Pedro Ivo da Silva Maia. O trabalho também contou com a colaboração dos professores Antônio Eduardo da Hora Machado, Carolina Gonçalves Oliveira e Antônio Otávio Toledo Patrocínio, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Victor Marcelo Deflon, do Instituto de Química de São Carlos - IQSC - USP, e Ulrich Abram, da Universidade Livre de Berlim (Alemanha).

Imagem: Reprodução da Ilustração da contracapa da edição de 49 de julho de 2020. - Antônio Eduardo da Hora Machado Filho

O artigo foi publicado na edição nº 49 de 2020 da Dalton Transactions com o título “Intramolecular C(sp2)–C(sp2) bond formation between phenanthroline and β-diketone thiosemicarbazones in PtII complexes: crystal structures and computational studies”,  em português seria “Formação de ligação C(sp2)–C(sp2) intramolecular entre a fenantrolina e tiossemicarbazonas derivadas de β-dicetonas em complexos de PtII ”.

Os pesquisadores buscam agora verificar as possíveis aplicações biológicas que os compostos podem ter bem como desenvolver um método eficiente para obtenção das moléculas orgânicas puras, sem a presença do metal. Espera-se que esses compostos apresentem atividade antitumoral e que possam ser utilizados futuramente para tratamento de câncer, afirmou o professor Pedro Ivo.

Mais informações:

Acesse o artigo – link https://doi.org/10.1039/D0DT00367K