Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus de Iturama produz 2 mil litros de álcool glicerinado para doação

Campus de Iturama produz 2 mil litros de álcool glicerinado para doação

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 10h11

O laboratório de Química do Campus Universitário de Iturama/UFTM atingiu a marca da produção de 2 mil litros de álcool 70º INPM glicerinado, material já doado a mais de 60 entidades filantrópicas de Iturama e prefeituras da região do Pontal do Triângulo Mineiro, a fim de contribuir com hospitais públicos, postos de saúde, UBS, asilos e creches. A produção se dá por meio de uma parceria em que a Usina Coruripe doa semanalmente cerca de 200 litros de álcool para tratamento e o Rotary Club de Iturama e o Sicoob Credirama auxiliam na compra de outros insumos e embalagens.

O projeto contribuiu com a economia das instituições e entidades atendidas. As doações acontecem uma vez por semana. O registro é simbólico e a produção continuará.

De acordo com o professor do curso de Química do Campus de Iturama da UFTM, Lucas Ferreira de Paula, responsável pelo acompanhamento da produção, esse produto apresenta a mesma eficácia do álcool em gel 70%, isto é, 70° INPM. São 14 servidores da UFTM que participam da produção, rotulagem e distribuição do álcool 70° INPM.

Essa ação da UFTM, Usina Coruripe, Sicoob e Rotary Club de Iturama leva o álcool 70% com efeito comprovado pela OMS na prevenção da contaminação pelo coronavírus. Ao se borrifar o álcool nas mãos e aguardar cerca de 20 a 30 segundos, o vírus é inativado, sendo esse processo uma prática muito importante para profissionais da saúde e principalmente pessoas dos grupos de risco.

Foto: Divulgação/Campus Universitário de Iturama