Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe equipamentos para estruturação da incubadora de empresas de base tecnológica Impulso
Início do conteúdo da página
Estrutura

UFTM recebe equipamentos para estruturação da incubadora de empresas de base tecnológica Impulso

Publicado: Quinta, 20 de Agosto de 2020, 08h31

A Prefeitura Municipal de Uberaba - PMU, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e  do Parque Tecnológico de Uberaba, entregou para a UFTM diversos equipamentos para estruturar sua incubadora de empresas de base tecnológica Impulso. Os equipamentos fazem parte de um projeto entre a PMU e UFTM com a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep para a estruturação e fortalecimento do Parque Tecnológico, e fazem parte da segunda etapa do plano de trabalho.

Na primeira etapa, foram entregues móveis para estruturar um dos cinco ParqueLABs de Uberaba e para estruturar a incubadora Impulso, além de plataforma profissional de videoconferência. Os equipamentos entregues nesta segunda etapa foram plataforma de videoconferência, notebook, datashow, impressora, dentre outros. Ao todo, foram mais de R$100 mil reais entre móveis e equipamentos  neste projeto. A Impulso é um dos ambientes de inovação alocados no Parque Tecnológico e faz parte do Núcleo de Empreendedorismo - Nuemp da Agência de Inovação da UFTM. Esses equipamentos serão utilizados, entre tantas finalidades, nas atividades do setor em prol da criação de negócios, em que produtos e serviços são estimulados de forma a beneficiar a criação de empresas nascentes como spin-off e startups.


Equipamentos recebidos para estruturar a incubadora de empresas de base tecnológica Impulso 
(Fotos: Divulgação/Agência UFTM de Inovação) 

Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo,  os equipamentos recebidos fortalecem  as ações de empreendedorismo e inovação tecnológica desenvolvidas no Parque Tecnológico e são de extrema importância no momento atual. “Precisamos cada vez mais investir em espaços que possibilitem a inovação, o desenvolvimento de pesquisas e de novos negócios. O Parque Tecnológico de Uberaba com esses investimentos fortalece o campo acadêmico no desenvolvimento de suas pesquisas e também promove a cooperação entre a UFTM e o público empreendedor”, destacou o reitor.

Para a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, "a parceria com a UFTM cresce e se consolida a cada dia. Já são inúmeras ações conjuntas e com a construção do Centro de Inovação só tende a ampliar. A UFTM participa dos Grupos de Inteligência Setoriais do Parque Tecnológico, faz parte do Conselho Gestor do Parque, fará parte do Conselho Municipal de Inovação e da nova entidade gestora do Parque Tecnológico, firmando-se como âncora acadêmica do complexo, que ainda conta com o IFTM e a FAZU".

De acordo com a coordenadora da Agência UFTM de Inovação, Camila Naves Arantes, “a parceria entre Parque Tecnológico e UFTM é extremamente importante para a consolidação e crescimento da Agência UFTM de Inovação e seus setores. O parque tem o objetivo de promover a pesquisa e a inovação, bem como a cooperação entre a Universidade e empresas, o que está extremamente ligado à função da Agência que também atuará na disseminação de tecnologias e possíveis parcerias a serem viabilizadas com o público externo à Universidade”.

O coordenador do Nuemp, professor Arnaldo José Pereira Rosentino Junior, ressalta que “o objetivo da Impulso é incentivar o empreendedorismo dentro da UFTM e que a parceria com o Parque Tecnológico tem sempre apoiado o Nuemp e a Agência UFTM de Inovação em seus propósitos”. Arnaldo ainda ressalta que o fortalecimento da incubadora da UFTM é essencial para a aproximação cada vez maior de projetos de inovação.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, professor Carlo Oliveira, “a intenção é tornar a Agência de Inovação e os espaços que ela representa cada vez mais atuantes e capazes de exercer suas funções com qualidade e celeridade, e o apoio da PMU, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba, tem sido vital para esse propósito”.

 

*Matéria atualizada em 21/08/2020

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página