Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > “Ciência é 10!” inicia suas atividades no próximo dia 29 de agosto
Especialização

“Ciência é 10!” inicia suas atividades no próximo dia 29 de agosto

Publicado: Quarta, 26 de Agosto de 2020, 08h17

O Curso de Especialização em Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental  “Ciência é 10!” iniciará suas atividades na UFTM no próximo sábado, dia 29 de agosto. O curso é ofertado pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB/Capes, em parceria com a UFTM. Atualmente há 102 alunos matriculados em todos os polos, abrangendo as cidades de Araxá, Franca, Ituiutaba, Jales e Uberaba.

O Centro de Educação a Distância – CEaD da UFTM foi responsável por todo o processo de aprovação do curso na UFTM e pelos processos seletivos de ingresso (alunos), seleção de professores e tutores para o curso. O CEaD também foi responsável pela articulação com os polos presenciais que ofertam o curso hoje.

Segundo o coordenador do CEaD da UFTM, Breno Lopes Molina, o processo seletivo para o curso foi realizado no fim de 2019, com a previsão de início das atividades para o final de março. Entretanto, devido à pandemia,  a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  - Capes solicitou a suspensão das ofertas que ainda não haviam sido iniciadas, pois o curso tem uma grande porcentagem da carga horária a ser desenvolvida de forma prática na sala de aula do Ensino Fundamental.

“Com o passar dos meses e com o retorno gradual das atividades das escolas públicas, a Capes, em julho, autorizou o início das atividades mediante elaboração de um Plano de Trabalho para a execução das atividades dentro da nova realidade do ensino, que passou a ser mediado por ferramentas tecnológicas. Dessa forma, foi necessário adequar os planos de ensino, principalmente no que se refere aos encontros presenciais, atividades de avaliação e desenvolvimento de atividades práticas nas salas de aula”, destacou o coordenador do CEaD.

Atualmente o curso está sob a coordenação do professor Danilo Seithi Kato, do  Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação - ICENE e também vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM.

No dia 29 de agosto de 2020, sábado, às 9h, será realizada a solenidade de abertura do curso, com orientações gerais aos alunos e início das atividades. O projeto pedagógico do curso prevê atividades (encontros e avaliações) presenciais mensais nos polos, entretanto, enquanto perdurar a suspensão das atividades presenciais por razão da pandemia de COVID-19, as atividades serão substituídas por encontros on-line, por meio de tecnologias, incluindo o Moodle, plataforma oficial por onde os alunos têm acesso aos conteúdos e realizam as atividades do curso.

Professor Danilo afirma que o curso conta com uma equipe de oito professores, quatro tutores e um coordenador e a expectativa é contribuir com a Educação em tempos em que as tecnologias digitais da informação e comunicação devem compor uma proposta de pensar os processos educativos desde a realidade escolar sem, no entanto, promover a precarização do trabalho docente. “Acreditamos que este é um desafio possível com um curso pensado a partir do espírito investigativo e desde os contextos escolares dos/as participantes. Uma ótima oportunidade formativa!”, destaca Danilo.

O Curso de Especialização em Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é 10!” é uma das ações do Programa Ciência na Escola, que é desenvolvido em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações  - MCTIC, Ministério da Educação  - MEC, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico  - CNPq e Capes. Seu objetivo é contribuir na qualificação dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) que estão atuando nas escolas públicas.

CONHEÇA:

“Ciência é 10!” na UFTM:  http://uftm.edu.br/lato-sensu/ciencia10