Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Termo de cooperação entre universidades e Agência de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba será divulgado em evento virtual
Desenvolvimento Regional

Publicado: Quinta, 03 de Setembro de 2020, 14h20

Será realizada nesta sexta-feira, 4 de setembro, às 9h, por meio do canal do youtube da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande – AMVALE, a transmissão de uma reunião extraordinária da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que terá como principal objetivo a divulgação dos termos de cooperação técnica firmados entre a agência, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, a Universidade Federal de Uberlândia – UFU e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. O protocolo de intenções entre as instituições permitirá o desenvolvimento dos projetos voltados para o desenvolvimento econômico da região.

O evento contará com a participação do presidente da agência e prefeito de Uberaba, Paulo Piau; do diretor executivo da agência, Glauber Faquineli; do gerente regional do Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito; do consultor em sustentabilidade e ex-prefeito de Maringá/PR, Silvio Barros; do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; da reitora do IFTM, professora Deborah Santesso Bonnas; e do pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

A transmissão contará com programação técnica composta pela apresentação de dois painéis. O primeiro, realizado pelo analista do Sebrae, Anderson Cabido, terá como tema “Estratégia para o desenvolvimento econômico local”. O segundo painel será apresentado pelos consultores de uma empresa de Marcelo Wendel e Chester Araújo e tem como tema “Concessões e PPPs como Instrumento de Desenvolvimento”.
A programação pode ser acompanhada pelo canal: https://www.youtube.com/watch?v=nWiwbXkiVrw&feature=youtu.be

Protocolo de Intenções UFTM
O protocolo de intenções assinado entre a Agência de Desenvolvimento Econômico e a UFTM tem por objetivo estabelecer condições de cooperação técnico-científica, no planejamento de estudo e projetos de desenvolvimento regional, com destaque para ações estratégicas em investimentos na infraestrutura e aceleração do setor produtivo na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O protocolo possibilitará o desenvolvimento de atividades de cooperação por meio de um programa anual específico a ser divulgado, elaborado em comum acordo entre as instituições e no qual serão estabelecidos projetos, prazos de execução, recursos físicos, materiais e financeiros, pertinentes a cada um deles.

Entre as bases para o estabelecimento do protocolo, a UFTM se propõe a intensificar, em suas pesquisas científicas, teóricas e aplicadas, bem como em seus projetos de extensão universitária, ações que concretizem o objetivo do protocolo assinado. O protocolo possibilitará a formação de equipes compostas por representantes da agência e da UFTM para o desenvolvimento das ações, assim como a participação de docentes e técnicos administrativos em eventos científicos, de inovação tecnológica, de infraestrutura e de desenvolvimento regional.

Para o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, o protocolo possibilitará mais recursos para a UFTM e possibilitará uma atuação mais participativa da instituição no desenvolvimento regional. “Será mais uma oportunidade para que os projetos pesquisa e extensão das mais diversas áreas possam contribuir ainda mais com ações voltadas para o desenvolvimento regional e crescimento do setor produtivo. A UFTM continua investindo em seu papel como propulsora do desenvolvimento e da inovação, proporcionando condições para o desenvolvimento da comunidade por meio dos campos técnico e científico”, finalizou.