Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso de extensão sobre crise e pandemia está com inscrições abertas

Curso de extensão sobre crise e pandemia está com inscrições abertas

Publicado: Quarta, 09 de Setembro de 2020, 08h56

O  Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais - Lafics, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da UFTM, em parceria com o Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais - Ielachs, a Escola Estadual Rotary e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM promoverão o curso de extensão “Crise e pandemia: raça, classe e gênero em uma perspectiva interseccional”.

O curso está aberto para discentes, docentes, técnicos administrativos e a comunidade externa em geral. As inscrições serão realizadas entre 8 e 13 de setembro e serão exclusivamente pelo link https://docs.google.com/forms/d/11x7_W-h3V6NSR5ufUdiJgqs2iLEqVD1KkoEWrwKZJmk/viewform?edit_requested=true

O Curso será realizado às segundas-feiras entre 14 de setembro e  26 de outubro, com palestra de encerramento no dia 27 de outubro. As transmissões sempre ocorrerão  às 19h, pelo canal do Youtube do Ielachs  https://www.youtube.com/channel/UCzpFVWfjMDq3OaJfWA7zIPA  ou via Google Meet, em endereço a ser enviado para participantes  inscritos.

14-09 - Conexões Ielachs

Mesa-Redonda de Abertura: Interseccionalidades: constituição da categoria e sua relevância para pensar a pandemia da Covid-19.

Palestrantes: Profa. Dra. Fátima Weiss de Jesus - Doutora em Antropologia Social, professora do Departamento e da Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM. Luiza de Marilac Mileo Moreira - Doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM.

Transmissão: Canal do Ielachs/UFTM no Youtube.

21-09 - Módulo I - Título: As cores do pensamento.

Ministrante: Prof. Lúcio Alvaro Marques

Transmissão: via Google Meet

28-09 - Módulo II - A precarização histórica do trabalho no Brasil: do labor na fábrica de “Parque Industrial” ao trabalho autônomo de “Estou me guardando para quando o carnaval chegar”.

Ministrante: Profa. Thuane Pedrosa

05-10 - Módulo III - Crise do cuidado: trabalho (re)produtivo e pandemia

Ministrante: Profa. Gabriela Costa Araújo

Transmissão: via Google Meet

19-10 - Módulo IV - Carolina Maria de Jesus, favela e pandemia: diálogos possíveis.

Ministrante: Profa. Larissa Brito Ribeiro

Transmissão: via Google Meet

26-10 - Módulo V - O humor, o preconceito e a discriminação na cultura brasileira

Ministrante: Profa. Natália Aparecida Morato Fernandes

27-10 - Conexões Ielachs

Palestra de Encerramento: Racismo, raça e a Covid-19: breves reflexões sobre imunidade e necropolítica.

Palestrante: Rosana Maria Nascimento Castro Silva. Dra. em Antropologia Social (UNB)

Transmissão: Canal do Ielachs/UFTM no Youtube.

Segundo a coordenadora do curso, professora Larissa Ribeiro, o curso pretende problematizar a ideia de que a pandemia da Covid-19 é um fenômeno democrático, no sentido de que atinge igualmente os diferentes grupos sociais. Para tanto, será analisado o modo como os grupos sociais são atingidos de modo desigual pelo modelo socioeconômico neoliberal que agravou ainda mais a pauperização e fragilidade social com a Covid-19, bem como pelo modo como os marcadores sociais da diferença (classe, raça, gênero, geração, sexualidade, nacionalidade, deficiência, dentre outros) acentuam a desigualdade e revelam faces pouco reconhecidas por aqueles que partem da ideia da pandemia como fenômeno democrático.

Para tanto, o curso partirá de um debate teórico acerca da constituição da categoria Interseccionalidade, central para toda a reflexão que será realizada ao longo do curso. Serão utilizados filmes, documentários, textos literários e trabalhos acadêmicos para refletir sobre como raça, classe e gênero se entrecruzam nas diferentes experiências sociais para dar suporte à reflexão sobre a relevância do reconhecimento dessas categorias que perpassam a pandemia da Covid-19 para a tomada de decisão e formulação de políticas públicas.

Uma vez que marcadores sociais da diferença são temas importantes na formação de docentes, como proposto pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas, o curso também pretende alcançar discentes e docentes da Educação Básica a partir da parceria com a Escola Estadual Rotary e o IFTM.

O curso disponibiliza 100 vagas. A carga horária é de 36 horas, com exigência de um mínimo de frequência em 75% nas atividades para obtenção do certificado, que será expedido pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária.

Eventuais dúvidas poderão ser consultadas pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Assunto(s): Extensão , curso , pandemia.