Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividades marcam a Semana da Segurança do Paciente, de 13 a 19 de setembro
Início do conteúdo da página
HC/UFTM

Atividades marcam a Semana da Segurança do Paciente, de 13 a 19 de setembro

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 10h15

Arte: Unidade de Comunicação HC-UFTM

No dia 17 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi definida pela Organização Mundial da Saúde para mobilizar profissionais, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e os próprios usuários do serviço de saúde em torno de reflexões sobre medidas que proporcionem a redução dos riscos ligados à assistência.

Em alusão à data, o Hospital de Clínicas da UFTM promove, entre os dias 13 e 19, a Semana da Segurança do Paciente, com atividades voltadas a dar visibilidade ao tema e engajar o público interno da unidade hospitalar e também a comunidade externa.

A instituição receberá iluminação predial na cor laranja e um espaço para realização de selfies na área de convivência do segundo andar, com direito a uma moldura criada especialmente para a data. Os colaboradores que postarem nas redes sociais o autorretrato utilizando a hashtag #hcuftmseguro ganharão uma máscara social em malha branca, personalizada com a identidade visual da campanha.

Durante a semana, haverá o lançamento de um boletim online contendo o ranking das unidades apoiadoras da Segurança do Paciente, que será atualizado mensalmente contendo dados sobre a frequência de utilização do aplicativo de notificações Vigihosp. Também será publicado um edital contendo as regras para composição dos times operacionais, nas unidades, ligados ao trabalho do Núcleo de Segurança do Paciente.

Visita virtual, simpósio e jogo

Outro destaque é o início do projeto Visita Virtual, focado na humanização do atendimento no contexto da pandemia do novo coronavírus. Por meio dessa iniciativa, pacientes internados poderão utilizar tablets e smartphones preparados pelo HC-UFTM para interagirem com seus familiares, por meio de videochamadas.

Nos dias 16 e 17, acontece o Simpósio de Segurança do Paciente da Rede Ebserh, online, gratuito e aberto ao público, com o objetivo de conferir reconhecimento a inovações que vêm contribuindo para a segurança e qualidade assistenciais, o cuidado humanizado e a vigilância em saúde, no contexto da pandemia de Covid-19.

O Simpósio trará palestras em formato de lives ministradas por profissionais capacitados na área de gestão da qualidade, apresentações das experiências de equipes dos hospitais universitários federais em sessões temáticas e espaço para a divulgação da produção intelectual da rede Ebserh.

Também no dia 17, será lançado o jogo “No bugs”, desenvolvido pelo próprio hospital, parceria entre Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital de Clínicas,  Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação e Unidade de Telessaúde. O app estará disponível para download no site do Hospital e poderá ser utilizado em computadores ou celulares com sistema Android e desktop, trazendo de forma lúdica e educativa noções sobre higiene e prevenção – inclusive no que diz respeito às medidas para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

 
Matéria: Unidade de Comunicação HC-UFTM
Arte: Unidade de Comunicação HC-UFTM
0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página