Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > SBPC divulga programação para outubro

SBPC divulga programação para outubro

Publicado: Terça, 29 de Setembro de 2020, 13h57

programação científica do mês de outubro da versão virtual e estendida da 72ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC já está disponível para consulta. O segundo ciclo do evento acontecerá de 5 a 10 de outubro e contará com a participação de cientistas importantes de todas as áreas do conhecimento. As atividades promovidas pela SBPC serão transmitidas pelo canal do YouTube da SBPC e compartilhadas nas redes sociais da entidade (@SBPCnet).

Neste segundo ciclo, com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”a SBPC e sociedades afiliadas organizaram para a programação científica 19 sessões, sendo sete conferências, seis painéis e seis mesas-redondas. Os destaques da programação ficam com as atividades de grandes prêmios científicos.

No dia 5, a Fundação Péter Murányi realizará o painel "Prêmio Péter Murányi 2020 Alimentação" com a vencedora da edição -  Vanessa Bueno Moreira Javera Castanheira Néia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), e os outros dois finalistas, Carolina C. C. da C. Silva Grehs, nutricionista pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e André Rodrigues dos Reis, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

No dia 6 de outubro, Carlos Henrique Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa Fapesp e ganhador do 40° edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, do CNPq, fará a conferência "Em que o jornalismo científico poderia melhorar?".

Para o dia 8, a SBPC convidou a cientista vencedora do 1º Prêmio Carolina Bori “Ciência & Mulher”, a professora titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, para proferir conferência sobre sua trajetória científica.

As sociedades afiliadas à SBPC realizarão mesas-redondas com temas diversos, como "A genética e o câncer" (SBG), "O profissional de matemática aplicada para o século 21: o que aprender?" (SBMAC), "Etnomusiocologia contemporânea no Brasil: Reflexões sonoras contra o paradigma colonial" (Abet), "Meninas na ciência" (SBF), "Mulheres, corpos e ciência com desenvolvimento sustentável no século XXI" (CBCE), "A Força da interprofissionalidade em saúde no enfrentamento da pandemia" (ABEn).

Com o tema “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, a versão estendida e virtual da 72ª Reunião Anual da SBPC tem sido realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Além da programação científica, a Reunião Anual da SBPC conta com sessão de pôsteres, atividades da SBPC Jovem e Família, com atrações para todas as idades, e a SBPC Cultural, que encerra todos os dias as atividades científicas com apresentações artísticas, como música e teatro, sempre às 19h30.

Mais informações no site do evento: http://ra.sbpcnet.org.br/72RA/

Fonte: Assessoria de Comunicação da SBPC