Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM divulga processo seletivo para o Programa de Mobilidade Internacional
Internacionalização

UFTM divulga processo seletivo para o Programa de Mobilidade Internacional

Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 10h27

A UFTM, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional (ACI), divulga abertura do Processo Seletivo para o Programa de Mobilidade Internacional Discente da UFTM 2020. O Programa é parte integrante do Projeto de Lei Orçamentária Anual, para o PDU Internacionalização, no exercício 2021.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro a oportunidade de mobilidade internacional, por um semestre, em instituições de ensino superior com as quais a UFTM mantém acordos de cooperação. Ao todo, são 24 instituições estrangeiras que possuem acordo bilateral com a Universidade. Elas estão localizadas na França, Portugal, Colômbia, Uruguai, Honduras, Espanha, Chile e Moçambique.

Bolsas

Serão disponibilizadas três bolsas-auxílio, sendo que, para cada uma a UFTM pagará, em reais, a quantia de R$ 12.500,00. O pagamento da bolsa será realizado diretamente ao aluno selecionado, em parcela única, mediante crédito em conta-corrente de sua titularidade.

O professor Wendell Meira, coordenador da ACI, explica que "pela primeira vez a UFTM consegue incluir no seu orçamento uma verba para ajuda de custo a três discentes, sendo um de cada área de conhecimento. A ACI pretende no futuro ampliar para um maior número de bolsas e contemplar também outros seguimentos da comunidade acadêmica".

Confira como será a distribuição de bolsas para cada área de conhecimento:

- Ciências Biológicas e da Saúde (uma bolsa)

- Ciências Exatas e da Terra (uma bolsa)

- Ciências Humanas e Sociais (uma bolsa)

A alocação do aluno selecionado para a universidade de destino escolhida dependerá do aceite da universidade anfitriã. Caso contrário, a Assessoria de Cooperação Internacional fará a solicitação de alocação e aceite para outra instituição conveniada com a UFTM e que atenda a especificidade do curso do candidato. Caso não exista vaga disponível em nenhuma instituição parceira em curso compatível com o curso do candidato na UFTM, o candidato não será alocado e será convocado o próximo da lista de espera.

Inscrições e Seleção

As inscrições serão realizadas no período de 9 a 14 de novembro de 2020, das 8 às 12 horas e das 13 às 20 horas. Alunos do Campus de Uberaba devem se inscrever na Assessoria de Cooperação Internacional da UFTM, situada na Av. Getúlio Guaritá, 159, Bairro Abadia. Os alunos do Campus de Iturama, na Secretaria Acadêmica, situada na Av. Rio Paranaíba, 1295, Campus Universitário de Iturama.

A seleção dos candidatos analisará documentação apresentada pelo candidato na primeira etapa. Na segunda etapa, a nota do Coeficiente de Rendimento Acadêmico será multiplicada por 10, totalizando 100 pontos. Na terceira e última etapa, o Currículo Lattes será analisado, onde serão distribuídos 100 pontos.

A seleção será feita por meio de comissão designada pela Assessoria de Cooperação Internacional – ACI, constituída de representantes da Assessoria de Cooperação Internacional e Pró-Reitoria de Ensino.

O resultado será divulgado no sítio eletrônico da ACI, na Assessoria de Cooperação Internacional e na Secretaria Acadêmica do Campus de Iturama, no dia 14 de dezembro de 2020.

Os alunos aprovados que se candidataram para instituições de língua estrangeira deverão apresentar o Certificado de Proficiência na língua (nível B1 ou superior). O aluno tem 30 dias, contados a partir do resultado final, para apresentação do Certificado de Proficiência.

Acesse o Edital: