Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > III CEVLI e I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África começam dia 26
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 09h51

Com inscrições  abertas para  ouvintes até 26 de outubro, o III Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: estudos e pesquisas  e  I Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África ocorrerão de maneira on-line de 26 a 28 de outubro.

Segundo os organizadores, o Colóquio sobre Escrita, Variação Linguística e Interculturalidade: estudos e pesquisas (CEVLI) foi criado com o objetivo de debater temas relacionados às três palavras-chaves presentes na primeira parte do nome do evento. Compreendem que a escrita, objeto que reúne o grupo de pesquisadores envolvidos com este evento, para ser problematizada como elemento fundamental à formação na escola e universidade, envolve questões relacionadas à variação linguística e aos aspectos interculturais que compõem a sociedade contemporânea. É organizado por discentes e docentes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas e cursos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro  - UFTM.

O objetivo principal do colóquio é promover debate de temáticas que, direta ou indiretamente, estejam relacionadas à escrita, à variação linguística e à interculturalidade. É um evento promovido pelos seguintes grupos de estudos e pesquisas, cadastrados no diretório do CNPq e na UFTM: Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso, Leitura e Escrita – GEPADLE; Grupo de Estudos e Pesquisas em Interculturalidade e Educação em Ciências – GEPIC; e  Grupo de Estudos Variacionistas - GEVAR.

As primeiras edições do CEVLI foram realizadas no formato presencial. No entanto, em decorrência da pandemia de Covid-19, em 2020, será um evento totalmente on-line. Isso abriu a possiblidade de envolvimento das parcerias nacionais e internacionais construídas por esses grupos a partir das suas atividades de pesquisa, orientação e produção de conhecimento.

Os organizadores ainda informam que, além da presença na programação no III CEVLI de pesquisadores de IES do Brasil, Argentina, Colômbia, Angola e Moçambique, também, logo em seguida, no dia 28 de outubro, será realizada a primeira edição da Roda de Conversa sobre Cooperação Acadêmica Brasil-África. Ao GEPADLE, GEPIC e GEVAR somaram-se, para organização desse último evento, os seguintes grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Pobreza e Cidadania - NEPPC e o Grupo de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde - GPEPS.

Na I Roda de Conversa, composta por três mesas-redondas, o foco serão os impactos da pandemia na saúde e na educação do Brasil e da África (especificamente, Angola e Moçambique), os resultados de pesquisas que estão sendo desenvolvidos em decorrência dessas cooperações e, principalmente, os caminhos que se deseja construir para que a produção de conhecimento seja de fato, plural, resultado de diálogos simétricos.

Os grupos de pesquisas são representados pelos seguintes docentes: Marinalva Vieira Barbosa (GEPADLE), Danilo Seithi Kato (GEPIC), Juliana Bertucci Barbosa (GEVAR), Luciana Almeida Teixeira (GPEPS) e Maria Cristina Souza (NEPPC).

Os organizadores reforçam que os  certificados  serão  disponibilizados  na  plataforma  de  inscrição  de  evento  (Doity)  no prazo  de  até  10  dias  após  o  evento  e  ficarão  disponíveis  por  um  período  de  90  dias  para que  os participantes  possam  fazer  o  download.

Para efetuar inscrição e para obter mais informações sobre eixos temáticos, regulamentação em geral e transmissão das atividades, acesse o SITE DO EVENTO.